Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Tese e Dissertação

Validação da técnica imunoturbidimétrica para dosagem de cistatina c e sua comparação com outros marcadores de injúria renal aguda em cães criticamente enfermos.

• Resumo do trabalho
      • A injúria renal aguda (IRA) é uma síndrome complexa, associada a uma evolução desfavorável, principalmente em cães em unidade de terapia intensiva (UTI), onde apresenta elevada morbidade e mortalidade. Entretanto, seus efeitos podem ser minimizados, se diagnosticada e tratada precoce e adequadamente. O diagnóstico de IRA requer combinação de testes laboratoriais, incluindo novos biomarcadores como cistatina C, considerada superior a

creatinina sérica por apresentar melhor correlação com a taxa de filtração glomerular. Contudo, poucos estudos demonstram a utilidade diagnóstica da cistatina C em cães em unidade de terapia intensiva. O objetivo primário deste estudo foi validar a técnica imunoturbidimetrico (PETIA) para mensurar a cistatina C sérica em cães. O método comercialmente disponível para cistatina C humana (PETIA) foi calibrado com cistatina C canina e resultou em uma curva de calibração adequada. As analises em amostras de soro canino apresentaram recuperação média de 97% e coeficiente variação entre 3, 7 a 8, 5%. O intervalo de referência da cistatina C em cães hígidos foi de 0, 57 mg /L – 1, 29 mg /L. Não houve diferenças entre os sexo, idade e peso. A concentração em cães com lesão renal aguda foi significativamente maior (2, 82 ± 1, 46 mg / L) do que em 19 cães controle (0, 93 ± 0, 18 mg / L). A análise estatística dos dados confirmou forte correlação entre cistatina C e creatinina sérica (r = 0,94, p <0,05) em cães com lesão renal aguda. O segundo objetivo foi avaliar desempenho deste biomarcador para o diagnóstico de lesão renal aguda em cães em unidade de terapia intensiva. A concentração da cistatina C foi determinado em 28 cães e foi comparado com creatinina sérica, classificação IRIS e outros testes laboratoriais. A cistatina C sérica foi elevada em 78,6% dos cães e a maioria deles apresentaram creatinina plasmática dentro dos limites de referência. Os resultados demonstram que a cistatina C pode ser utilizada para a detecção da lesão renal aguda em cães em UTI devido à sua sensibilidade.

Palavras-chave: cão, lesão renal, biomarcador, diagnóstico.

Defesa

Banca

Profª. Dra. Fabiola Paes Leme (Orientadora)

Dr. Márcio Henrique Lacerda Arndt