Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Tese e Dissertação

Suporte nutricional e fluidoterápico, associados ou não à glutamina, em equinos submetidos à privação alimentar e realimentação

• Resumo do trabalho
      • Com o objetivo de avaliar o efeito da privação alimentar e realimentação sobre os parâmetros clínicos, hematológicos e bioquímica de sangue em equinos submetidos à laparatomia exploratória foram utilizados 16 equinos adultos hígidos, sem raça definida, com idade variando entre quatro e quatorze anos e peso médio de 248,40 + 2,28 kg, divididos em quatro grupos, quatro animais por grupo. Após período de adaptação, os animais foram divididos aleatoriamente em quatro grupos experimentais: Grupo I (ENTGL): fluidoterapia enteral com eletrólitos (5,7g NaCl; 3,78g NaHCO3; 0,37g KCl e 10g de glicose por litro de água) associada a glutamina; Grupo II (PARGL): nutrição parenteral total associada a glutamina; Grupo III (ENTFL): fluidoterapia enteral com eletrólitos (5,7g NaCl; 3,78g NaHCO3; 0,37g KCl e 10g de glicose por litro de água); Grupo IV (PARFL): fluidoterapia parenteral. Este estudo foi dividido em duas fases: fase 1 e fase 2. A fase 1 consistiu na administração de fluidos, de acordo com o grupo, enquanto a fase 2 consistiu na realimentação dos animais. Na fase 2, os animais foram realimentados com feno de tifton, concentrado comercial e água. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em um esquema fatorial 4×6 (grupos x tempo de colheita), com quatro repetições, para as análises hematológicas, gasometria e bioquímicas para cada fase. Já para o exame clínico adotou-se o esquema fatorial 4×12 (grupos x tempo de colheita), para cada fase. Os dados foram tabulados em planilha Excel® e após teste de normalidade, e visando a homocedasticidade das amostras, os dados numéricos referentes ao hemograma foram convertidos pelo Log (x + 1) e os proporcionais (diferencial) pelo arco seno √x. Os valores convertidos foram submetidos à análise de variância (Proc GLM) e suas médias comparadas pelo teste de Duncan. Todos os quatro grupos experimentais apresentaram hipomotilidade intestinal e perda de peso durante a fase de inanição que foram corrigidos pela realimentação. A resposta inflamatória caracterizada por neutrofilia e hiperfibrinogenemia foi mais pronunciada no grupo PARGL. Hiperglicemia durante a fase de inanição foi observada nos grupos PARFL e PARGL. Hiperbilirrubinemia de jejum foi evidente em todos os grupos, à exceção do grupo PARGL. Ocorreu diminuição do pH sanguíneo, concentração de bicarbonato e do desvio de base no grupo PARGL caracterizando acidose metabólica. Não ocorreu alteração do perfil eletroforético das proteínas plasmáticas, à exceção da elevação da fração β2-globulina. Elevação pronunciada da concentração de triglicerídeos e VLDL foi observada no grupo PARGL, quando comparado com os demais grupos. Acidúria e proteinúria foi identificada apenas no grupo PARGL.

Palavras chave: equino, inanição, suporte nutricional, nutrição parenteral total, hiperglicemia.

Defesa

Banca

Profa. Maristela Silveira Palhares (Orientadora)

Profa. Juliana de Oliveira