Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Tese e Dissertação

Micotoxinas na alimentação de bovinos no Brasil: um estudo de 2017 a 2021

• Resumo do trabalho
      • As micotoxinas são metabólitos secundários tóxicos produzidos por certos fungos, que quando ingeridas podem causar diversos efeitos deletérios à saúde de seres humanos e animais. O consumo de alimentos contaminados com micotoxinas é um grande problema em todo o mundo, tornando o monitoramento destes metabólitos essencial para a segurança dos alimentos. Neste trabalho foram realizadas a detecção e a quantificação, pelo método de ELISA, de seis micotoxinas (aflatoxinas – AFLA, deoxinivalenol – DON, fumonisinas – FUMO, ocratoxina A – OTA, T-2 toxina – T-2 e zearalenona – ZEA) em 1.749 amostras de dieta total, silagens, milho / subprodutos, ração e outras amostras destinadas à bovinos, coletadas no Brasil entre 2017 e 2021. Além disso, foram criados modelos estatísticos explicativos para a contaminação por AFLA, FUMO, OTA, T-2 e ZEA nas amostras de dieta total analisadas. No total, 97% das amostras estavam contaminadas com pelo menos uma micotoxina, sendo DON, ZEA e AFLA as micotoxinas mais frequentes, com 68%, 62% e 59% de contaminação, respectivamente. A maior parte destas amostras estavam contaminadas com quantidades de micotoxinas abaixo dos limites máximos tolerados recomendados pela União Europeia para bovinos e o cálculo da ingestão diária estimada também mostrou baixo risco para os animais. Porém, as coocorrências foram muito observadas (87% das amostras continham duas ou mais micotoxinas). Este fato requer atenção, pois, a presença de mais de uma micotoxina ao mesmo tempo nos alimentos pode levar a interações, predominantemente sinérgicas, e causar prejuízos à saúde animal. Em conclusão, a contaminação de alimentos para bovinos com micotoxinas no Brasil é muito comum, sendo o monitoramento destas micotoxinas de grande importância evitar perdas econômicas e possíveis prejuízos à saúde dos animais.

Palavras-chave: Dieta total. Ração. Silagens. Coocorrências. ELISA. Aflatoxinas. Deoxinivalenol. Zearalenona.

Defesa

Banca

Kelly Moura Keller (Orientadora)
Águida Aparecida de Oliveira