Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Tese e Dissertação

Frequência de Staphiloccocus spp e perfil de sensibilidade antimicrobiana em cães portadores de otite externa

• Resumo do trabalho
      • Estafilococos são comumente isolados da pele e mucosas de cães sadios, mas, encontrando ambiente propício, podem tornar-se patógenos oportunistas com elevada resistência antimicrobiana. Sendo a orelha uma extensão da pele, grande número de casos de otite externa está relacionado com estes microrganismos. São diversos os fatores de virulência relacionados aos estafilococos, dentre os mais importantes está a resistência à meticilina, que é expressa pelo gene mecA, que confere resistência também a outros antimicrobianos β-lactâmicos. Devido às semelhanças fenotípicas que o S. pseudintermedius possui com S. intermedius e S. delphini, estes microrganismos foram agrupados no Staphylococcus intermedius group (SIG), só podendo ser diferenciados através de análises filogenéticas. Com o objetivo de avaliar a frequência de Staphylococcus spp. em cães portadores de otite e sua resistência frente aos antimicrobianos, foram colhidas amostras bilaterais do ouvido externo de 63 cães otopatas, das quais foram realizadas cultura bacteriológica, identificação fenotípica para isolamento de Staphylococcus spp. e antibiograma. As amostras identificadas como pertencentes ao SIG, foram submetidas a PCR para identificação molecular da espécie S. pseudintermedius e presença do gene mecA. Foram isolados 54,3% de microrganismos pertencentes ao SIG, sendo todos confirmados, através de PCR, como Staphylococcus pseudintermedius. Microrganismos portadores do gene mecA somaram 35,8%. A elevada frequência de isolados de Staphylococcus pseudintermedius alerta para necessidade de diagnósticos mais minuciosos para evitar o uso indiscriminado de antimicrobianos.

Palavras-chave: citologia, isolamento, efeito de drogas, antimicrobiano

Defesa

Banca