Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Tese e Dissertação

Conhecimento e percepção da população sobre bem-estar animal, guarda responsável e maus-tratos a cães

• Resumo do trabalho
      • Os animais de companhia, especialmente os cães, estão presentes em grande parte dos domicílios brasileiros, e a relação entre o ser humano e os cães estabelece para esses animais uma situação de dependência pelos recursos fornecidos pelo guardião responsável. Esses cuidados providos pelo tutor do animal impactam o estado de bem-estar do cão, uma vez que este é determinado pelas condições físicas e psicológicas resultantes da sua capacidade de lidar com o meio em que está inserido. Quando essa relação ocorre de forma disfuncional e o guardião do cão deixa de prover suas necessidades básicas, o cão pode apresentar um estado de bem-estar baixo ou muito baixo que implica um caso de maus-tratos ao animal. Logo, o conhecimento da população sobre os fatores componentes do bem-estar animal e da guarda responsável, os quais estão interligados aos maus-tratos a animais, é importante nesse contexto.

Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento da população leiga sobre bem-estar animal, guarda responsável e maus-tratos a cães pareado aos indicadores do protocolo de perícia em bem-estar animal utilizados para caracterizar um caso como maus-tratos, assim como comparar a percepção da população com indicadores sociodemográficos.

Uma parcela dos indicadores (16%), sendo todos na categoria de conforto, apresentou entre 20 a 37% das respostas regulares. Apenas 5% dos indicadores, presentes da categoria comportamento, apresentaram porcentagem pequena (13,7%), mas importante de respostas inadequadas. O fator sociodemográfico que apresentou influência significativa em muitas respostas adequadas, foi o gênero feminino. Enquanto que o gênero masculino apresentou influência significativa para resposta regular em indicadores de conforto. Os fatores como renda e escolaridade exerceram influência em poucos itens dentro de categorias variadas, não representando fator importante para o nível de conhecimento da população. De uma forma geral, o nível de conhecimento da população alcançado foi considerado adequado, apresentando a maioria dos indicadores respostas adequadas, sendo que 79% dos indicadores avaliados apresentaram índice de respostas adequadas acima de 90%.

Palavras chave: Cão. Animal. Negligência animal. Bem-estar animal. Guarda responsável. Maus-tratos animal. Crueldade animal

Defesa

Banca