Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Tese e Dissertação

Células Tronco Mesenquimais: diferenciação osteogênica in vitro estimulada pela atividade física in vivo com e sem bloqueio da óxido nítrico sintase e sua aplicação no tratamento local da osteoporose de ratas

• Resumo do trabalho
      • Foram realizados três experimentos. O experimento 1 avaliou o efeito da atividade física com e sem inibição da oxido nítrico sintase na histomorfometria óssea de ratas com osteoporose. O experimento 2 avaliou a diferenciação osteogênica in vitro de células tronco mesenquimais (CTM) de ratas com osteoporose submetidas à atividade física com e sem inibição da oxido nítrico sintase. O experimento 3 avaliou o efeito da injeção intra óssea de CTM diferenciadas in vitro no tratamento da osteoporose femoral de ratas. Concluiu-se que o óxido nítrico atua como mediador dos efeitos da atividade física sobre o osso de ratas com osteoporose. As CTM das ratas com osteoporose apresentaram menor diferenciação osteogênica. A atividade física aumentou a diferenciação osteogênica de CTM de ratas com osteoporose. A inibição da óxido nítrico sintase teve efeito negativo na diferenciação osteogênica de CTM de ratas normais e com osteoporose submetidas à atividade física, mas aumentou a diferenciação osteogênica de CTM de ratas com osteoporose sedentárias. O tratamento da osteoporose femoral com CTM diferenciadas promoveu aumento da porcentagem de tecido trabecular igualando-o ao grupo controle em todo o fêmur.

Palavras chave: célula tronco, diferenciação osteogênica, osteoporose, atividade física, L-name

Defesa

Banca

Dr.(a). Rogéria Serakides – Presidente – Orientador(a)