Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Tese e Dissertação

Caracterização do saneamento básico e indicadores epidemiológicos das doenças relacionadas, em Minas Gerais, no período de 2002 a 2019

• Resumo do trabalho
      • Este trabalho acompanha a evolução dos serviços de saneamento básico em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais e suas mesorregiões de forma paralela às internações e óbitos por doenças relacionadas ocorridos no estado/mesorregiões de 2002 a 2019. Os dados foram obtidos a partir do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) e dos Sistemas de Informação em Saúde disponibilizados pelo Ministério da Saúde no DATASUS (SIA, SIH, SIM). Os resultados indicam que, apesar do aumento do número de pessoas atendidas pelos serviços de saneamento, muitos indivíduos ainda sofrem com o déficit destes serviços. A falta de tratamento de esgoto se destaca como um grande problema do saneamento em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais ; em 2019 apenas 54,49% do esgoto coletado foi tratado, os outros 45,51% do esgoto coletado retornaram ao meio ambiente sem nenhum tipo de tratamento, trazendo grandes danos ao meio ambiente e à saúde da população pela contaminação dos corpos hídricos. As mesorregiões Jequitinhonha, Norte e Vale do Mucuri em geral apresentam os piores índices de atendimentos dos serviços de saneamento no estado. Paralelamente ao avanço do saneamento no estado, os registros de óbitos e internações pelas doenças selecionadas que são relacionadas a um saneamento básico inadequado indicam uma redução considerável da ocorrência ao longo do período, em especial em menores de 1 ano. Entre as doenças relacionadas ao saneamento inadequado, doença de Chagas e diarreia se destacam como as doenças responsáveis pela maioria dos óbitos no estado (88,26%); diarreia e dengue, como as maiores responsáveis por internações no período (95,55%). O baixo investimento em saneamento básico e os altos custos do SUS com doenças associadas ao saneamento inadequado mostram que o investimento em saneamento é também um investimento em promoção e prevenção à saúde pública ao melhorar a qualidade de vida, a saúde, o desenvolvimento social da população beneficiada.

Palavras-chave: Saneamento Básico. Doenças Associadas ao Saneamento Inadequado. Saúde Pública. Água. Esgotamento Sanitário.

Defesa

Banca

Marcos Xavier Silva (Orientador)

Tiago Mendonça de Oliveira