Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Tese e Dissertação

Avaliação do ácido benzoico puro ou associado a óleos essenciais no controle de Brachyspira hyodysenteriae

• Resumo do trabalho
      • A justificativa para a redução dos promotores de crescimento antimicrobianos está relacionada ao aumento global da resistência antimicrobiana (AMR). Em resposta às políticas de controle de antimicrobianos, a pesquisa sobre alternativas nutracêuticas aumentou significativamente. O presente estudo visa avaliar a eficácia do ácido benzoico grau alimentar e sua combinação com óleos essenciais na inibição do crescimento de B. hyodysenteriae in vitro através da técnica de microdiluição em caldo. Além disso, investigamos os efeitos da suplementação desses produtos em suínos experimentalmente desafiados com B. hyodysenteriae, avaliando o quadro clínico de diarreia, ganho de peso, lesões macroscópicas e histológicas, excreção bacteriana e parâmetros de estresse oxidativo. Os resultados in vitro demonstram atividade de inibição, capaz de impedir o crescimento antimicrobiano na concentração de 2500 µg/ml, em comparação à dose recomendada de 5000µg/ml, recomendada para a suplementação. Os resultados da suplementação in vivo não conseguiram reduzir lesões macro e microscópicas, nem escore clínico, com resultados intermediários para a excreção bacteriana fecal. Além disso, a suplementação não alterou o perfil de ganho de peso, contudo, houve uma alteração no perfil antioxidante de mucosa intestinal, com redução da atividade de superóxido dismutase e glutationa S-transferase em pelo menos um dos grupos suplementados. Os resultados in vivo indicam discreta atividade direta da suplementação com ácido benzoico grau alimentar ou associado a óleos essenciais sobre a infecção por B. hyodysenteriae, contudo, pouco é conhecido sobre o perfil antioxidante intestinal suíno frente ao desafio por B. hyodysenteriae e à suplementação com ácidos orgânicos e óleos essenciais.

Palavras-chave: alternativas a antimicrobianos; nutracêutico; disenteria suína; MIC; redox.

Defesa

Banca