Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Tese e Dissertação

Avaliação de três técnicas cirúrgicas para castração de bovinos 3?4 angus

• Resumo do trabalho
      • A orquiectomia é o procedimento cirúrgico mais realizado em bovinos em todo o mundo. Existem diversas técnicas cirúrgicas, com diferentes tipos de incisão, métodos de hemostasia e modos de retirada dos testículos. O objetivo do trabalho é avaliar três técnicas de castração cirúrgica em bovinos ¾ Angus. As técnicas testadas foram a incisão lateral em U aberta (UA), incisão em tampão aberta (TA) e incisão em tampão fechada (TF). Em todas as técnicas, o método de hemostasia utilizado foi o de ligadura do cordão espermático. O experimento foi conduzido em um confinamento comercial e contou com 84 animais, distribuídos igualmente entre os três grupos. Constou de avaliações visuais para a caracterização da ferida cirúrgica em escores, observando cicatrização, exposição de tecidos, tecido de granulação, necrose, edema, secreção, tipo de secreção, consistência de funículo e volume de funículo, além de pesagem, tempo de cirurgia, tamanho da bolsa escrotal, temperatura retal e hematócrito dos animais. Houve diferença significativa entre os grupos em grande parte das avaliações visuais, com o grupo UA e TA sendo superiores a técnica TF. Destacou-se o escore de cicatrização e o escore de exposição de tecidos como os de maior impacto na avaliação geral das técnicas. No último dia de avaliação, somente três animais (3,57%) apresentaram baixo escore de cicatrização, com as técnicas UA e TA sendo diferentes significativamente da técnica TF. Na avaliação geral, demonstrou-se que os nove primeiros dias pós-castração cirúrgica são muito importantes para um bom desempenho e recuperação dos animais. Conclui-se na avaliação geral que a técnica TF teve um desempenho inferior as técnicas UA e TA, não devendo ser utilizada para a castração de bovinos ¾ Angus.

Palavras chave: Castração cirúrgica; bovinos ¾ Angus; Orquiectomia; Testículo; Incisãoescrotal; Cicatrização; Bovinos de corte.

Defesa

Banca