Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Setor

Setor de Compras

Responsável por executar as atividades necessárias à aquisição de materiais de consumo, materiais permanentes/equipamentos e contratação de serviços, conforme decisão da Diretoria da Unidade. As solicitações para a compra de qualquer item devem ser feitas pelo sistema SEI, seguindo as instruções do guia rápido disponível abaixo.

Principais atividades:

O Agente de Compras é responsável por acompanhar o processo de aquisição de bens e contratação de serviços desde a identificação da demanda até a entrega do produto ou execução do serviço.

Sua atuação envolve a interlocução entre a Escola de Veterinária e a Central de Compras, garantindo a fluidez e conformidade dos procedimentos.

Dentre suas principais atribuições, destacam-se:

  • Recebimento, conferência e encaminhamento de pedidos à Central de Compras;
  • Participação na Comissão de Planejamento das aquisições e contratações da Unidade;
  • Intermediação entre a Escola de Veterinária e a Central de Compras para adesões a Atas de Registro de Preços e demais processos de aquisição;
  • Apoio ao Pregoeiro na análise de propostas técnicas, pedidos de esclarecimentos, impugnações e recursos;
  • Acompanhamento do fornecimento e execução dos serviços, em conjunto com o setor de Pós-Compras;
  • Encaminhamento do Plano de Gestão de Compras (PGC) para aprovação.

 

O Agente de Compras desempenha um papel essencial como elo entre os setores envolvidos, garantindo o cumprimento das normas e prazos, sem ser o responsável direto pela execução das atividades específicas de cada etapa do processo.

 

Processos de Compra da Unidade

 

Planejamento e Gerenciamento de Compras – PGC – (2025 – Em execução)

O sistema PGC é uma ferramenta eletrônica que consolida todas as contratações que o órgão ou entidade pretende realizar no exercício subsequente, acompanhadas dos respectivos Estudos preliminares e Gerenciamento de riscos.

A ferramenta permite a elaboração do Plano Anual de Contratações, por meio de módulos de preenchimento simplificado, estruturando as informações relativas ao planejamento das contratações públicas dos órgãos ou entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

Com a elaboração dos Planos Anuais de Contratações, os órgãos e entidades da Administração Pública aperfeiçoarão a governança e a gestão de suas contratações, possibilitando a maximização dos resultados institucionais e o uso racional dos recursos públicos. Além disso, os Planos Anuais de Contratações possibilitarão a articulação do planejamento das contratações com a proposta orçamentária, a aderência das contratações com o planejamento estratégico da organização, bem como o uso estratégico das compras públicas, dentre outros.

Consulta do PCA – exercício de 2025, acesse o link abaixo:

Plano de Contratações Anual

 

Guia rápido do Sistema de Gestão de Compras e Licitações

Roteiro para Pedidos de Compra

1.Abertura do Processo no SEI

  • Criar um novo processo no SEI do tipo Administração: Pedidos e oferecimentos de informações.
  • Nomear o processo de forma clara e objetiva, como: “Pedido de Compra – [Nome do Item/Serviço] – [Ano]”.
  • Inserir no campo de especificação um resumo do pedido, incluindo a unidade solicitante.

 

2. Inclusão do Ofício de Solicitação

Criar um Ofício detalhando a demanda de compra ou contratação, contemplando:

  • Descrição detalhada do item/serviço: Especificação técnica, características, quantidade necessária e finalidade.
  • Justificativa da necessidade: Explicação sobre a importância da aquisição e impactos da não obtenção.
  • Estimativa de preços: Apresentação de valores de referência com base em cotações, pesquisas de mercado, contratações anteriores ou Atas de Registro de Preços disponíveis.
  • Contato do responsável pela demanda para eventuais esclarecimentos.

 

3. Encaminhamento

  • Encaminhar o processo para a unidade SEI: VETERINÁRIA-DIR

 

Responsável: Rosimar Cristovam Matias

  • Contatos
    • Telefone
      • (31) 3409-2037

    • E-mail
      • scompras@vet.ufmg.br

Acompanhe a Escola