Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Setor

Setor de Compras

Responsável por executar as atividades necessárias à aquisição de materiais de consumo, materiais permanentes/equipamentos e contratação de serviços, conforme decisão da Diretoria da Unidade. As solicitações para a compra de qualquer item devem ser feitas pelo sistema SEI, seguindo as instruções do guia rápido disponível abaixo.

Principais atividades:

O Agente de Compras é responsável por acompanhar, em conjunto com o solicitante, os processos de compras desde o surgimento da demanda na Unidade abrangendo a identificação da necessidade e a definição das especificações. Compete a ele participar de reuniões com a Central de Compras, compor Equipes de Planejamento e atuar na interlocução entre a Unidade Solicitante e a Central de Compras, conforme detalhado abaixo:

  • Receber do demandante o pedido, conferir, assinar e encaminhar à Central de Compras;
  • Receber os pedidos no SEI, providenciar assinaturas dos responsáveis pela demanda, fazer a junção com outros pedidos semelhantes da Unidade, enviar ao ordenador de despesas e setor de contabilidade para indicação dos recursos orçamentários e posteriormente encaminhar à Central de Compras.
  • Participar da Comissão de Planejamento das aquisições/contratações demandadas por sua respectiva Unidade;
  • Verificar com a Diretoria da Unidade a(s) indicação (ões) para a participação na Comissão de Planejamento da Contratação;
  • Realizar Adesões a Ata de Registro de Preços que forem pertinentes para as Unidades, a partir da vantajosidade analisada previamente pelo setor de planejamento;
  • Receber solicitações, quando necessárias, para prestar informações ou fornecer documentos complementares ao processo de compras/contratação;
  • Auxiliar o Pregoeiro nos atendimentos à Nota Técnica e ao Parecer Jurídico nos processos de compras/contratação (quando se tratar de assuntos de aspectos técnicos, acionar o solicitante);
  • Fazer contato com o demandante do pedido ou representante da unidade na Comissão de Planejamento para auxílio ao Pregoeiro nos atendimentos à Nota Técnica e ao Parecer Jurídico nos processos de compras/contratação (quando se tratar de assuntos de aspectos técnicos, acionar o solicitante);
  • Auxiliar o Pregoeiro nos pedidos de esclarecimentos e impugnações e recursos nos processos de compras/contratação (quando se tratar de assuntos de aspectos técnicos, acionar o solicitante);
  • Auxiliar o Pregoeiro na etapa do pregão de análises das propostas técnicas (quando se tratar de assuntos de aspectos técnicos, acionar o demandante);
  • Receber empenho, ARP´s, contratos e acompanhar o fornecimento/execução dos serviços, com auxílio do setor de Pós Compras da Central de Compras;
  • Receber/Conferir o PGC da sua respectiva Unidade e enviá-lo ao Ordenador de Despesas para aprovação.

O agente de compras tem um papel definido de elo entre a Central de Compras e a unidade solicitante, fornecendo informações para o andamento do processo, durante todas as fases, mas sem ser o responsável direto pela execução das atividades discriminadas acima para cada setor da Central de Compras.

 

Processos de Compra da Unidade

 

Planejamento e Gerenciamento de Compras – PGC – (2026 – Em execução)

O sistema PGC é uma ferramenta eletrônica que consolida todas as contratações que o órgão ou entidade pretende realizar no exercício subsequente, acompanhadas dos respectivos Estudos preliminares e Gerenciamento de riscos.

A ferramenta permite a elaboração do Plano Anual de Contratações, por meio de módulos de preenchimento simplificado, estruturando as informações relativas ao planejamento das contratações públicas dos órgãos ou entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

Com a elaboração dos Planos Anuais de Contratações, os órgãos e entidades da Administração Pública aperfeiçoarão a governança e a gestão de suas contratações, possibilitando a maximização dos resultados institucionais e o uso racional dos recursos públicos. Além disso, os Planos Anuais de Contratações possibilitarão a articulação do planejamento das contratações com a proposta orçamentária, a aderência das contratações com o planejamento estratégico da organização, bem como o uso estratégico das compras públicas, dentre outros.

Consulta do PCA – exercício de 2026, acesse o link abaixo:

Plano de Contratações Anual

 

Guia rápido do Sistema de Gestão de Compras e Licitações

Roteiro para Pedidos de Compra

1.Abertura do Processo no SEI

  • Criar um novo processo no SEI do tipo Administração: Pedidos e oferecimentos de informações.
  • Nomear o processo de forma clara e objetiva, como: “Pedido de Compra – [Nome do Item/Serviço] – [Ano]”.
  • Inserir no campo de especificação um resumo do pedido, incluindo a unidade solicitante.

 

2. Inclusão do Ofício de Solicitação

Criar um Ofício detalhando a demanda de compra ou contratação, contemplando:

  • Descrição detalhada do item/serviço: Especificação técnica, características, quantidade necessária e finalidade.
  • Justificativa da necessidade: Explicação sobre a importância da aquisição e impactos da não obtenção.
  • Estimativa de preços: Apresentação de valores de referência com base em cotações, pesquisas de mercado, contratações anteriores ou Atas de Registro de Preços disponíveis.
  • Contato do responsável pela demanda para eventuais esclarecimentos.

 

3. Encaminhamento

  • Encaminhar o processo para a unidade SEI: VETERINÁRIA-DIR

 

Responsável: Rosimar Cristovam Matias

  • Contatos
    • Telefone
      • (31) 3409-2037

    • E-mail
      • scompras@vet.ufmg.br

Acompanhe a Escola