Criada na década de 1920 pelo Governo Federal, a chamada “Fazenda Modelo” tinha o intuito de contribuir no avanço a pecuária regional. Porém, ela foi sendo gradativamente desativada e passou a alojar, a partir de 1978, o então Laboratório Nacional de Referência Animal (Lara), posteriormente denominado Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (Lanagro), e atualmente nominado Laboratório Federal de Defesa Animal (LFDA).
A partir de 1993, seus 448 hectares voltaram a ser ocupados de forma ordenada pela Escola de Veterinária da UFMG, com o objetivo de utilização do espaço para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desde então, até 2014, foi proposta sua transformação em um Centro de Produção Sustentável, aberto a visitação pela comunidade. O Centro objetivou unificar ações da UFMG, em sintonia com o poder público local, para recuperar, preservar e disponibilizar o acervo histórico da Fazenda, assim como criar unidades demonstrativas de avanços tecnológicos, tendo como diretriz principal o conceito de produção sustentável, com ênfase na preservação ambiental e uso racional da terra. A partir de 2014, devido às indefinições quanto a doação definitiva da área da Fazenda Modelo a Escola de Veterinária da UFMG, a universidade se retirou da área, até que, em 2019, foi assinado termo de cessão de uso de 419 hectares da fazenda, pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) à UFMG. Desde então, estão sendo retomados projetos de extensão e pesquisa da Escola de Veterinária e de outras unidades da UFMG, para reestruturação da Fazenda Modelo.
A localização da Fazenda de Pedro Leopoldo, contígua à cidade de Pedro Leopoldo, a 35 km do setor norte da cidade de Belo Horizonte e circunvizinha a Confins, que é porta de entrada do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , permite vislumbrar a possibilidade real da utilização de sua área para estruturação de um potencial campus II da UFMG, além do desenvolvimento de diferentes projetos que integrem diversas unidades da universidade, e a comunidade local. Além disso, pretende-se retomar as diretrizes do Centro de Produção Sustentável, em colaboração com o setor público local, preservando o acervo histórico da fazenda.
Atualmente, a fazenda conta com espaços para a convivência, que permitem a realização de eventos, além de alojamentos para estudantes. Projetos de extensão em equinos e apicultura estão sendo conduzidos pela Escola de Veterinária, além de unidade experimentação em rejeitos de minério, e sistemas de medição de impedância transitória de malhas de aterramento de linhas de transmissão, pela Escola de Engenharia.
Coordenação: Comitê Gestor da Fazenda (clique aqui)
Professor Alessandro Fernandes Moreira (Presidente)
Professor Ivan José da Silva Lopes
Professor Maurício Freire Garcia
Professor Maurício Campomori
Professora Zélia Inês Portela Lobato
Professor Roberto Maurício Carvalho Guedes