A memória é construída socialmente. Ela produz documentos que são feitos para comemorar eventos, pessoas e instituições. Esses documentos são o fundamento de acervos arquivísticos que se destinam à pesquisa e interpretação histórica. São, ainda, a materialidade dos lugares de memória e dos museus temáticos que preservam e interpretam o passado que se quer guardar na memória.
O Centro de Memória da Veterinária (CEMEMOR-VET) da Escola de Veterinária da UFMG (EV-UFMG), como um lugar de memória é, portanto, espaço de estudo e de pesquisa, de monumentalização da memória e de comemoração de eventos.
A Escola de Veterinária da UFMG, atenta à produção acadêmica na integridade do que significa uma instituição universitária – ensino, pesquisa e extensão em atividade integradora – se capacita para a produção da memória da ciência veterinária e, de forma pioneira, organiza fontes para a pesquisa sobre a história da Medicina Veterinária.
Co-memorar é memorizar em coletivo. Nada mais significativo para uma instituição do porte da EV-UFMG que promover e instrumentalizar a comemoração de uma atividade, de uma ciência e de uma profissão, da qual ela própria é promotora e fundadora.
Jose Newton Coelho Meneses
Departamento de História/FAFICH/UFMG
Responsável: Cássia Regina Gomes