A Escola de Veterinária considera a extensão um pilar fundamental para o pleno sucesso de suas atividades. Ela se constitui de um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, promovendo interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade.
Do ponto de vista acadêmico, a extensão é essencial para fazer com que a pesquisa e o ensino se tornem mais sensíveis à realidade social e econômica – portanto mais apropriados para uma sociedade ainda injusta e desigual. Do ponto de vista social, a extensão permite à Escola de Veterinária ser agente de mudanças, buscando minorar os problemas de saúde pública e econômicos, seja pela transmissão dos conhecimentos que possui e desenvolve, seja pela adaptação de técnicas ou pela prestação de serviços.
O Centro de Extensão da Escola de Veterinária (CENEx) assessora a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG e se responsabiliza pelo planejamento, divulgação, assessoramento, apoio, acompanhamento e organização de todas as atividades de extensão realizadas pela Escola. O setor divulga novas técnicas, processos e insumos gerados pela pesquisa, por meio de diversos programas e projetos, da prestação de serviços, de cursos e eventos para alunos, técnicos, produtores e a comunidade, além das Aulas Práticas Integradas de Campo (APICs).
Coordenador: Prof. Luciano dos Santos Rodrigues
Sub-Coordenadora: Hemilly Cristina Menezes de Sá
Secretaria: Eliana Morais Viana