Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Projeto

Unileite – Melhoria da qualidade do leite e otimização da criação de bezerras

Baseado na necessidade de avanços na melhoria da qualidade do leite no Brasil e na importância de efetivamente controlar a ocorrência de mastite em vacas leiteiras, o Unileite visa promover e difundir em larga escala a utilização do Plano Compreensivo de Controle de Mastite e Melhoria da Qualidade do Leite nas fazendas brasileiras produtoras de leite. Sendo assim, os registros operacionais objetivam, portanto, garantir o adequado gerenciamento dos rebanhos leiteiros e mensurar indicadores de desempenho, sendo, portanto, suporte para tomadas de decisão.

Nesse sentido, o estudante é conectado ao trabalho em campo, em prol da promoção do seu amadurecimento pessoal, profissional e técnico. “O estudante tem uma grande dificuldade de se inserir no mercado de trabalho quando sai da Universidade. Pela falta de conexão direta entre a Universidade e o ambiente de trabalho. É uma transição um tanto quanto abrupta e pensando no pilar “ensino”, o Unileite tem o compromisso de melhorar a conexão entre o ensino teórico e a prática em campo”, diz o professor Livio Ribeiro Molina professor do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias e coordenador do projeto.
 
Há também um compromisso técnico: “Nós nos reunimos periodicamente em seminários técnicos, abertos à comunidade acadêmica da Escola onde discutimos temas ligados a qualidade do leite, que é a espinha dorsal do projeto. De maneira que os estudantes se comprometem a estudar determinados assuntos, formatar apresentações e, trazer à luz da comunidade acadêmica, sob a forma de seminários. Isso favorece a retórica, a oratória, o domínio de público e a capacitação técnica”, explica Lívio.
 
O Projeto é desenvolvido em duas macrorregiões, nas quais são escolhidas oito fazendas em cada. Ao longo de um ano, cada propriedade recebe uma visita mensal da equipe do projeto, que colhe amostras de leite para análises. Tais amostras geram um banco de dados que é processado sob a forma de gráfico e, consequentemente, gerado um relatório de aferição, de pontos a serem melhorados e pontos a serem preservados, que na próxima visita será discutido com toda a equipe da fazenda, gerando um novo banco de dados, novos relatórios e discussões, e assim, sucessivamente, até o encerramento do ciclo.
 
“Com isso temos uma meta de 5% de melhoria mensal dos resultados gerados. Dessa maneira, no período de um ano, esperamos a redução dos comprometedores da qualidade do leite em 60%”, notifica o professor.
 
Durante o dia na fazenda, o estudante participante do projeto acompanha as ordenhas, observando como são executados os procedimentos, com foco específico na produção de um leite dentro de um padrão de excelência. No intervalo entre as ordenhas é formalizada uma reunião com a equipe da fazenda, na qual os alunos do Unileite criam estratégias de treinamento para os funcionários, permitindo que estes adquiram massa crítica e técnica.

Objetivos gerais:

Processo educativo, cultural e científico, articulado com o ensino e a pesquisa de forma indissociável, e tem por objetivo ampliar a relação transformadora entre Universidade e sociedade difundindo as conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica. Especificamente, objetiva aplicar o Plano Compreensivo de Controle de Mastite, Melhoria da Qualidade do Leite e Otimização da Criação de Bezerras em fazendas leiteiras.

Acesse o projeto completo no Siex. 

Coordenador: Prof. Lívio Ribeiro Molina 

Acesse o Instagram do projeto: @unileite_ufmg

 

Acompanhe a Escola