Projeto Unileite 15 anos: O conhecimento além da universidade
O Unileite atua na área de melhoria da qualidade do leite, controle de mastite em rebanhos e bovinos leiteiros de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , baseando-se em treinamento de mão de obra, em parceria com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (CCPR/Itambé) e Vallée.
Nesse sentido, o estudante é conectado ao trabalho em campo, em prol da promoção do seu amadurecimento pessoal, profissional e técnico. “O estudante tem uma grande dificuldade de se inserir no mercado de trabalho quando sai da Universidade. Pela falta de conexão direta entre a Universidade e o ambiente de trabalho. É uma transição um tanto quanto abrupta e pensando no pilar “ensino”, o Unileite tem o compromisso de melhorar a conexão entre o ensino teórico e a prática em campo”, diz o professor Livio Ribeiro Molina professor do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias e coordenador do projeto.
O Projeto é desenvolvido em duas macrorregiões, nas quais são escolhidas oito fazendas em cada. Ao longo de um ano, cada propriedade recebe uma visita mensal da equipe do projeto, que colhe amostras de leite para análises. Tais amostras geram um banco de dados que é processado sob a forma de gráfico e, consequentemente, gerado um relatório de aferição, de pontos a serem melhorados e pontos a serem preservados, que na próxima visita será discutido com toda a equipe da fazenda, gerando um novo banco de dados, novos relatórios e discussões, e assim, sucessivamente, até o encerramento do ciclo.
Durante o dia na fazenda, o estudante participante do projeto acompanha as ordenhas, observando como são executados os procedimentos, com foco específico na produção de um leite dentro de um padrão de excelência. No intervalo entre as ordenhas é formalizada uma reunião com a equipe da fazenda, na qual os alunos do Unileite criam estratégias de treinamento para os funcionários, permitindo que estes adquiram massa crítica e técnica.
O Unileite busca diminuir a disparidade entre o domínio de saberes técnicos no campo e na Universidade. O objetivo é, portanto, um compromisso social.
Apresentação e justificativa:
O Projeto UNILEITE – união pela melhoria da qualidade do leite – é um projeto primariamente de extensão e secundariamente de ensino e pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG em parceria com empresas privadas. Tem como principal objetivo desenvolver e promover a produção de novos conhecimentos sobre controle de mastite e a melhoria da qualidade do leite em rebanhos de bovinos leiteiros no estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais entre alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Veterinária da UFMG (EV-UFMG), produtores de leite, ordenhadores, profissionais de ciências agrárias e demais integrantes da cadeia produtiva do leite, proporcionando benefícios à toda a cadeia do leite. O projeto possui 15 anos de atividade, repletos de desafios, superações e bons resultados, exercendo forte influência no processo de formação de pessoas.
Objetivos gerais:
Processo educativo, cultural e científico, articulado com o ensino e a pesquisa de forma indissociável, e tem por objetivo ampliar a relação transformadora entre Universidade e sociedade difundindo as conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica. Especificamente, objetiva aplicar o Plano Compreensivo de Controle de Mastite e Melhoria da Qualidade do Leite em fazendas leiteiras.
Objetivos específicos:
ALUNO: conhecer a realidade do setor agropecuário em regiões distintas; aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos na sua formação profissional dentro do contexto de cada região; interagir e participar com a sociedade local; aprender e se responsabilizar pela organização e realização de trabalhos em equipe; adquirir conhecimentos técnicos e científicos. PROFESSOR: proporcionar a interação dos alunos da Escola de Veterinária com o setor agropecuário, orientando-os quanto às evoluções e as modificações técnicas e sócio-econômicas que estão ocorrendo para adequação didática e de pesquisa na universidade; estabelecer uma linha de pesquisa/extensão na área de controle de mastite e qualidade do leite. PROFISSIONAIS E TÉCNICOS DO SETOR AGROPECUÁRIO: promover a integração com os docentes e discentes da EV/UFMG, além de proporcionar uma reciclagem técnica e troca de informações no acompanhamento das atividades. PRODUTORES RURAIS: disseminar conhecimentos técnicos e gerenciais na propriedade rural, dentro dos limites temporais, estruturais e materiais do Projeto UNILEITE, despertando o interesse do produtor rural em relação ao uso de tecnologias aplicadas para controle da mastite e melhoria da qualidade do leite. FUNCIONÁRIOS RURAIS: promover o treinamento, a reciclagem e o estímulo para o crescimento profissional e a valorização dentro do sistema agropecuário, especialmente em fazendas leiteiras.
Mais informações na página do projeto no SIEX.