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Projeto

Semeando Saúde Única – Educação em saúde para transformação de alunos da rede pública de Belo Horizonte em disseminadores do conhecimento

A prática educativa em saúde é um elemento promissor para a disseminação de informações à população. Estudos desenvolvidos com intuito de compartilhar conhecimentos com a comunidade têm demonstrado bons resultados. Em geral, estes trabalhos envolvem escolares do ensino fundamental e avaliam o potencial dos estudantes transmitirem seus novos saberes aos familiares após uma intervenção em saúde em suas escolas (e.g. MAGALHÃES, 2008 e FERREIRA et al, 2012). Levar informações de cuidados básicos para a saúde, doenças e agravos é importante para a população. Para Ceccin (2005), a introdução da educação em saúde de forma permanente seria uma estratégia fundamental para a recomposição das práticas de formação, estabelecendo ações com o setor da educação, submetendo os processos de mudança desde o nível básico a um nível superior, introduzindo nas grades curriculares a saúde do coletivo. Os problemas relacionados à saúde pública podem ser minimizados ao levar informação à população (MOREIRA et al., 2013; SILVA et al., 2002).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o conceito “Saúde Única” foi divulgado para a sociedade no início dos anos 2000. Em poucas palavras, resumiu uma ideia conhecida há mais de um século; que a saúde humana e a saúde animal são interdependentes e ligadas à saúde dos ecossistemas em que elas existem. Nesse contexto a atuação da Medicina Veterinária é tão importante para a saúde humana quanto a atuação de outras áreas da saúde.
Dessa forma, o Médico Veterinário é um importante agente transformador no controle e fiscalização de alimentos, da higiene coletiva e se habitua a proteger a população contra enfermidades coletivas e em todos os níveis de atuação há a interação desse profissional com a sociedade como educador em saúde (FRIAS, et al., 2010). A prática educativa em saúde é um elemento promissor para a disseminação de informações à população. Estudos desenvolvidos com intuito de compartilhar conhecimentos com a comunidade têm demonstrado bons resultados. Em geral, estes trabalhos envolvem escolares do ensino fundamental e avaliam o potencial dos estudantes transmitirem seus novos saberes aos familiares após uma intervenção em saúde em suas escolas (e.g. MAGALHÃES, 2008 e FERREIRA et al, 2012). Levar informações de cuidados básicos para a saúde, doenças e agravos é importante para a população. Para Ceccin (2005), a introdução da educação em saúde de forma permanente seria uma estratégia fundamental para a recomposição das práticas de formação, estabelecendo ações com o setor da educação, submetendo os processos de mudança desde o nível básico a um nível superior, introduzindo nas grades curriculares a saúde do coletivo. Os problemas relacionados à saúde pública podem ser minimizados ao levar informação à população (MOREIRA et al., 2013; SILVA et al., 2002).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o conceito “Saúde Única” foi divulgado para a sociedade no início dos anos 2000. Em poucas palavras, resumiu uma ideia conhecida há mais de um século; que a saúde humana e a saúde animal são interdependentes e ligadas à saúde dos ecossistemas em que elas existem. Nesse contexto a atuação da Medicina Veterinária é tão importante para a saúde humana quanto a atuação de outras áreas da saúde.
Dessa forma, o Médico Veterinário é um importante agente transformador no controle e fiscalização de alimentos, da higiene coletiva e se habitua a proteger a população contra enfermidades coletivas e em todos os níveis de atuação há a interação desse profissional com a sociedade como educador em saúde (FRIAS, et al., 2010). O objetivo do nosso projeto é executar ações de educação em saúde única para estudantes da rede pública de ensino de Belo Horizonte.

Foi realizada a entrega das Carteirinhas de Médico Veterinário Mirim, conforme combinado com os participantes (crianças) no início dos encontros de 2022, como forma de premiação pela participação e realização de todas as outras atividades propostas, como os Para Casa. Ao todo foram confeccionadas 125 carteirinhas, impressas e plastificadas, sendo uma com o nome de cada aluno participante. A entrega foi feita no dia 03 de Dezembro de 2022, no sábado, em razão da presença dos responsáveis na Escola Municipal Maria Modesta. Realização de encontros presenciais do ciclo de encontros do Semeando Saúde Única, em parceria com a Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, sendo o público alvo alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Os encontros foram realizados na Escola de Veterinária da UFMG, em que os alunos foram expostos a 4 atividades, cada uma relacionada a diferentes áreas da medicina veterinária. As crianças realizaram um teste de acidez no leite, viram e alimentaram os animais nos piquetes, conheceram o laboratório de patologia clínica, observando células e patógenos no microscópio, e por fim, foi realizada uma exposição sobre Saúde Única, em que relembramos diversos conceitos vistos nas aulas de forma prática, como guarda responsável, prevenção de mordeduras e controle de zoonoses. No total, foram realizados três dias de encontros abordando as mesmas temáticas e atividades, contando com a participação de cerca de 125 alunos.

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    • Equipe do Projeto
      • Coordenador: Camila Stefanie Fonseca de Oliveira – camilasfo@ufmg.br

        Co-coordenador: Breno Oliveira Lima Ramos – brenolimaramos@gmail.com

        Co-coordenador: Danielle Ferreira De Magalhães Soares – daniellef@ufmg.br

        Co-coordenador: Erica Lorenza Martins Araújo – ericamartinsa@ufmg.br

        Co-coordenador: Fernanda do Carmo Magalhães – fmagalhaes@ufmg.br

        Co-coordenador: Julia Mendes Almeida – juliamendes@ufmg.br

        Co-coordenador: Otavia Augusta de Melo

        Co-coordenador Rafael Romero Nicolino – rafaelnicolino@ufmg.br

        Colaborador Camila Siqueira Costa – camilasiqueiracosta@gmai.com

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