Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Projeto

Rádio GEAS: conservação ambiental nas ondas do rádio

A educação para o meio ambiente se faz fundamental na atualidade, uma vez que cada vez mais os problemas ambientais são parte da realidade das cidades e do campo, interferindo na vida cotidiana das comunidades. A evolução humana está relacionada intensamente com um processo de intervenção na natureza. Todas as transformações no meio ambiente provocadas pelo homem ocasionaram, ao longo dos anos, consequências graves à sobrevivência de espécies e manutenção de recursos naturais (OVERHAGE, 1971).
Em 1975, a UNESCO criou o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA), que recomendava ações fundamentais a serem desenvolvidas pelos países, com atenção principal para os cuidados com o meio natural e artificial, considerando os fatores ecológicos, políticos, econômicos, sociais, culturais e estéticos. O Programa define também que a Educação Ambiental deve ser contínua, multidisciplinar, integrada com as diferenças regionais e com o objetivo de formar uma consciência coletiva, capaz de compreender a importância ambiental na preservação da espécie humana e estimular comportamentos cooperativos (LIMA, 1984).
O uso das mídias certamente é uma ótima ferramenta para este trabalho. Elas possuem um grande poder na transformação da consciência social. Nesse contexto, um programa de rádio educativo pode se tornar um canal de discussão da problemática ambiental, visando não somente a sensibilização do público, mas que essa discussão possa se propagar pela sociedade como um todo. O rádio é um meio de comunicação que oferece diversos serviços: informação, entretenimento e educação. Ele faz história e ainda estabelece relações com pessoas de diferentes localidades, com diferentes culturas e práticas (BARBOSA, 2003).
O rádio foi o veículo escolhido para a divulgação do programa por possuir credibilidade e proximidade com o público-alvo, além disso, um ouvinte pode receber uma mensagem radiofônica ao mesmo tempo em que executa outras atividades. Para alguns autores, o rádio possui características que conferem vantagens para esse meio de comunicação, entre elas a construção de imagens influenciada pela linguagem oral; capacidade de falar para milhões de pessoas ou para cada indivíduo; imediatismo e instantaneidade; simplicidade; baixo custo; mobilidade; função comunitária e função social (MCLEISH, 2001; ORTRIWANO, 1985).
Uma grande parcela da audiência do rádio é formada por um público jovem, porém ainda hoje, são poucos os programas radiofônicos informativos que se destinam especialmente para um público adolescente. Normalmente, os programas são direcionados ao público em geral ou a segmentos situados além do público jovem (PINHEIRO; LIMA, 2008).
Trabalhar essa abordagem com ouvintes jovens, pode, em longo prazo, disseminar dentro da sociedade novos pensamentos e valores que resultem em transformações nas atitudes do homem em relação à natureza. Enquanto que com o público em geral há a possibilidade de promover a quebra de paradigmas, mostrando que essas pessoas ainda são agentes de impacto na sociedade e ambiente em que se inserem.
Popularizar as informaçõessobre a fauna se torna de grande importância nos trabalhos de conservaçãode recursos naturais, pois os animais participam ativamente da construção e manutenção dosecossistemas, tendo grande relevância, inclusive em questões de saúde pública e bem-estar das populações humanas. Quanto maior o conhecimento sobre a ecologia dos animais silvestres, maiorserá a capacidade de utilizar recursos naturais com o menor impacto sobre o ambiente natural (MANTOVANI, 2001). Também é notável a necessidade de transpassar para além do meio acadêmico as informações e as discussões acerca da medicina, manejo e conservação das diversas espécies.
O rádio foi escolhido como o canal de comunicação pelas suas características de abrangência, acessibilidade e baixo-custo que o tornam meio efetivo para transmitir a mensagem. Nós procuramos proporcionar a inserção da problemática ambiental e da conservação de animais silvestres no dia-a-dia de jovens e adultos em um debate permanente de reflexão, prática e com caráter participativo por meio da elaboração e veiculação de programas de rádio.

 

Link do projeto no SIEX/UFMG: https://sistemas.ufmg.br/siex/VerIdentificacao.do?id=83568&tipo=Projeto

  • Contatos
    • Telefone
      • (31) 3409-2229

    • E-mail
      • marcelopncarvalho@ufmg.br

    • Contatos
      • Coordenador: MARCELO PIRES NOGUEIRA DE CARVALHO (31) 3409-2229 marcelopncarvalho@ufmg.br

        marcelocarvalho@vet.ufmg.br Escola de Veterinária Departamento de Clínica e Cirurgia

        Co-coordenador: NELSON RODRIGO DA SILVA MARTINS (31) 7355-5836 nelsonrodrigo@ufmg.br

        nelsonrodrigo@vetufmg.edu.br Escola de Veterinária Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

        Colaborador: AMANDA DE CASTRO SOUZA charmands2002@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: BEATRIZ SOARES IGLESIAS AMBROSIO DE CAMPOS beatrizsiac@yahoo.com.br Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: BIANCA CHEREM CORNI biancacheremcorni@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: DANIEL REIS SANTOS (31) 3409-2203 danirs98@hotmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: DEBORA AROEIRA MUELLER deboraamueller@hotmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: FLAVIA ALVES FRANCA (31) 9199-4920 flaviaalvesf01@gmail.com Aluno da UFMG

        Ciências Biológicas

        Colaborador: GUSTAVO GOMES DA LUZ PEREIRA gustavoluzpe1@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: ISABELA GOMES FERREIRA (31) 31999-5784 isabekagf@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: JULIA MOREIRA INTERAMINENSE RODRIGUES jmoreirainteraminense@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: LARISSA GAUDENCIO CAPUTO larissagcaputo18@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: LITSSA MARIA PIRES MAIA GALVAO litssa2000@hotmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: PEDRO ARTUR SILVEIRA VIANA pedroarturviana@hotmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador: SARAH BEATRICE DOS SANTOS LOURENCO sarah_lourenco@hotmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

  • Projeto
    • Em atividade
      • Sim

Outros Projetos de Extensão

Acompanhe a Escola