“Prosa com Pompéu” tem como finalidade precípua estabelecer ou aprofundar a interação da Escola de Veterinária da UFMG com a sociedade na qual ela se encontra inserida, especificamente com a cidade de Pompéu. Além disso, outra preocupação deste projeto é dar uma maior visibilidade para as outras atividades de extensão já desenvolvidas pela EV-UFMG no município, possibilitando a integração a eles de um maior número de produtores. Dessa maneira, estes produtores interessados em participar do projeto passam a se comportarem como co-gestores, o que amplia o impacto social destas ações.
O projeto é viabilizado por meio de um convênio entre a Escola de Veterinária da UFMG, a Rádio Terra (anteriomente, a rádio responsável pela exibição do programa era a Exclusiva-FM) e a Rádio UFMG Educativa. Neste contexto, a elaboração e locução dos programas que tem duração de dois a três minutos é feita pelos estudantes participantes do projeto com a orientação do professor Matheus Ramirez Anchieta (coordenador do projeto).
A gravação e edição dos programas é feita na Rádio UFMG Educativa. Uma vez editados os programas do “Prosa com Pompéu”, eles são enviados por email para a Rádio Terra, que cede o espaço em sua programação, a exibição acontece de segunda a sexta no período da manhã. A Rádio Terra transmite seu sinal a partir da cidade de Pompéu, atingindo todo o município de Pompéu e também municípios vizinhos.
Os programas são ainda disponibilizados no site da Escola de Veterinária da UFMG para o acesso de todos, o que possibilita uma maior interatividade da população, o que gera um constante crescimento do programa. O projeto conta ainda com um e-mail no qual recebe sugestões de temas para os programas, também ocorre a sugestão de temas por meio de cartas enviadas até a sede da rádio em Pompéu.
Objetivos gerais:
Cumprir a função social da Escola de Veterinária , como instituição universitária pública, no que tange ao papel de ouvir, dialogar e prestar informações à sociedade.
Objetivos específicos:
Promover a integração e interação da Escola de Veterinária com a socidade na qual ela se insera.
Incrementar o conhecimento, reconhecimento e visibilidade da EV-UFMG, como instituição universitária.
Prestar serviços de utilidade pública relativos à saúde, bem-estar e técnicos, vinculados à perspectiva do envolvimento humano com os animais, sejam eles animais de companhia ou de produção.
Criar oportunidades para a formação e atualização de estudantes e professores, fundamentadas em perspectivas concretas da realidade brasileira, e, assim franquear dentro da academia o ensejo à participação cidadã.
Saiba mais sobre o projeto no Siex.
Coordenador: Prof. Matheus Ramirez Anchieta