Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Projeto

Projeto de castração e controle populacional de cães e gatos de população sócio-econômica carente e de animais resgatados na grande Belo Horizonte-MG

Nota: É válido salientar que o projeto, o qual é realizado desde 2012, está com as suas atividades INTERROMPIDAS, devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Isso porque, além da falta de recursos para manter a continuidade, se tornou inviável, visto que o projeto conta com uma grande equipe de alunos e professores, o que causa aglomerações. Qualquer mudança nesse quadro será notificada pelas páginas oficiais da EV-UFMG. 

 

A superpopulação de cães e gatos abandonados em centros urbanos como ocorre em Belo Horizonte é uma situação insustentável e que necessita de ações sérias e imediatas. Animais sem domicílio e abandonados nas vias públicas provocam situações indesejáveis como transmissão de doenças (zoonoses), acidentes de trânsito, agressões a seres humanos, animais maltratados e abandonados, dentre outras que caracterizam situações impactantes na saúde pública.

Baixas condições sócio-econômico-culturais das comunidades, aliadas à falta de políticas públicas efetivas no controle populacional canino e felino contribuem significativamente para o estabelecimento dessa situação de risco para o homem e desumana para os animais. A política pública de captura eextermínio de animais antigamente adotada pelos Centros de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte é ainda realizada em outros municípios de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais é considerada desumana, é rejeitada pela sociedade e mostra-se ineficaz no controle populacional de cães e gatos.

Propostas de controle populacional com enfoque mais ético, baseadas na educação da comunidade e castração dos animais são necessárias e já são realizadas em vários municípios brasileiros, tanto por questões de saúde pública como pelo bem estar dos animais.

Pensando nisso, esse projeto tem um enfoque de saúde pública aliado ao bem estar e saúde animal. Há participação de alunos de graduação e pós graduação em todas as etapas que compreendem a triagem de animais e proprietários, processo educativo e de conscientização da comunidade quando aos cuidados com seus animais, clínica dos animais e cuidados sanitários dos mesmos e a castração como um importante instrumento de controle populacional.

Objetivos gerais: 

Trabalhar, no meio acadêmico, questões como controle populacional de animais da população de baixa renda, castração, posse responsável, zoonoses, saúde pública e atendimento clínico-cirúrgico.

Implantar no Hospital Veterinário /UFMG, um programa contínuo de castração de cães e gatos provenientes de população de baixa renda, animais em situação de abandono e resgatados e de ONGs, havendo a participação direta de estudantes da graduação e pós-graduação em todas as etapas do projeto.

 

Acesse o projeto completo no Siex.

Coordenadora: Prof. Christina Malm 

 

Nota: É válido salientar que o projeto, o qual é realizado desde 2012, está com as suas atividades interrompidas, devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Isso porque, além da falta de recursos para manter a continuidade, se tornou inviável, visto que o projeto conta com uma grande equipe de alunos e professores, o que causa aglomerações. Qualquer mudança nesse quadro será notificada por esta página e pelo site. 

Acompanhe a Escola