Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

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Projeto

Projeto de Assessoria de Comunicação do Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário da UFMG é um órgão complementar da Escola de Veterinária, que realiza mais de 20 mil atendimentos por ano ao público externo à universidade. Os procedimentos abrangem consultas, cirurgias, exames de imagem e laboratoriais. Em 1974, ele iniciou suas atividades no campus Pampulha e, desde então, é considerado um dos principais complexos de laboratórios da Escola, já que abriga o maior número de atividades práticas do curso. Possuindo uma estrutura de qualidade, o Hospital Veterinário possui dois andares no módulo dos atendimentos clínicos, canis de internação das clínicas, canis de cirurgias de pequenos animais, centros cirúrgicos de grandes e pequenos animais, blocos de internação de animais de grande porte (equídeos e bovinos), laboratório de análises clínicas, laboratório de histopatologia, laboratório de reprodução animal, laboratórios de microbiologia, toxicologia, parasitologia, biologia molecular, farmácia, sala de radiologia, etc. Conta com 44 docentes do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, 58 Médicos Veterinários Residentes e mais de 100 funcionários entre FEPE (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão), terceirizados e servidores da UFMG. O HV atende todas as espécies de animais domésticos, além de vários animais silvestres. Em suma, o HV visa oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade aos alunos e ao mesmo tempo promover um atendimento médico veterinário de referência em relação ao bem-estar animal e condizente com as demandas sociais do público.
Entretanto, acreditamos que para ter um atendimento de qualidade, não basta só o conhecimento científico e prático da Medicina Veterinária. Também é primordial manter uma relação entre a instituição e o público externo. Até a criação deste projeto, esse relacionamento/ atendimento ao público não era feito de maneira adequada e eficiente. Mesmo com uma demanda tão alta de atendimentos (35 mil/ano), não há uma assessoria de comunicação que desenvolva um trabalho eficiente de atendimento ao público externo, nem um portal de comunicação adequado que possa ser um canal de informação e divulgação dos serviços ofertados. A necessidade de um trabalho profissional na área de comunicação dentro do Hospital fica cada vez mais evidente, especialmente no que diz respeito ao Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária do Ministério da Educação e aos projetos sociais, que despertam um grande interesse na sociedade. Enquanto o primeiro atrai pessoas de todo o Brasil e até mesmo de outros países, os projetos desenvolvidos no HV (Projeto Castração, Projeto Carroceiros, etc) apresentam grande impacto social, e são bastante procurados pelas pessoas socioeconomicamente vulneráveis. Na ausência de uma assessoria de comunicação no Hospital Veterinário, os públicos recorrem à assessoria de comunicação da Escola de Veterinária por meio do “Fale com Boi”, dos e-mails institucionais e das redes sociais, principalmente whatsapp. Entretanto, o HV é um órgão complementar com uma organização e uma estrutura institucional própria. Suas demandas, além de numerosas, são complexas e exigem não só tempo, mas possuem uma especificidade e demandam total atenção/dedicação.
Durante a pandemia da Covid-19, o atendimento via WhatsApp sobre questões relacionadas ao HV se tornou fundamental, já que o atendimento presencial foi interrompido. Mesmo com a paralisação do serviço, foram realizados 454 atendimentos sobre agendamento de consultas e perguntas sobre o funcionamento do HV.
Ao longo do último ano, foram realizados 824 atendimentos ao público externo sobre assuntos e dúvidas referentes ao HV. Diante disso, ressaltamos a importância de um projeto específico para desenvolver o trabalho de Assessoria de Comunicação do Hospital Veterinário, solicitando dois bolsistas para trabalhar diretamente com essas demandas, aumentando a visibilidade dos serviços oferecidos e melhorando a qualidade do atendimento à sociedade.

Atender com qualidade o público externo à universidade que busca os serviços e projetos do Hospital. Divulgar e dar visibilidade às atividades e serviços realizados, e disponibilizar de maneira organizada e acessível todas as informações sobre o HV, oferecendo um suporte de comunicação adequado ao público atendido.

No período de 01 de agosto de 2021 a 30 de julho de 2022 foram realizados 824 atendimentos pelo canal de atendimento disponível no “Whatsapp” referentes ao Hospital Veterinário e a seus projetos, como o de castração gratuita.
20/07/2022 Foi criada uma identidade visual específica para o Hospital Veterinário com diversas peças como papel timbrado, crachás, modelos de formulários, blocos de receituário, etc.
20/07/2022 Foram criados layouts para várias placas e materiais de sinalização para o Hospital.
20/07/2022 O Hospital Veterinário foi assunto de 3 notícias divulgadas na aba “Saiu na Imprensa” em nosso site, onde compilamos matérias feitas por veículos de mídia externos à UFMG que abordam a Escola de Veterinária de alguma forma. As notícias abordaram ações realizadas pelo HV, assim como pesquisas realizadas no Hospital.
04/10/2021 No período de 01 de agosto de 2020 a 31 de agosto de 2021 foram realizados 580 atendimentos pelo canal de atendimento disponível no “Whatsapp”, criado devido à crescente demanda por comunicação da comunidade externa. Destes, 454 se referiam ao Hospital Veterinário e a seus projetos, como o de castração gratuita.
04/10/2021 Foi realizada também a produção de um vídeo informativo acerca da volta dos atendimentos no Hospital Veterinário em outubro de 2020.
04/10/2021 A Assessoria também produziu vídeos acerca de pesquisas realizadas no Hospital Veterinário, como os dois produzidos sobre do desenvolvimento de ventiladores mecânicos de baixo custo para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
04/10/2021 O Hospital Veterinário foi assunto de seis notícias divulgadas na aba “Saiu na Imprensa” em nosso site, onde compilamos matérias feitas por veículos de mídia externos à UFMG que abordam a Escola de Veterinária de alguma forma. As notícias abordaram ações realizadas pelo HV, assim como pesquisas realizadas no Hospital.
01/09/2020 No período de 01 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020, foram realizados pelo Projeto, 238 atendimentos ao público externo, referentes ao Hospital Veterinário, por meio de mensagens no Facebook institucional.
01/09/2020 No período de 01 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020, O projeto realizou um total de 771 atendimentos ao público externo, referentes ao Hospital Veterinário, no último ano.
01/09/2020 No período de 01 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020, foram realizados pelo Projeto, 985 atendimentos ao público externo referentes ao Hospital veterinário pelo canal de atendimento via whatsapp.

Link do projeto no SIEX/UFMG: https://sistemas.ufmg.br/siex/VerIdentificacao.do?id=84404&tipo=Projeto

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