Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Projeto

Programa Integrado de Controle da Mastite e Criação de Bezerras

O Programa Integrado de Controle da Mastite e Otimização da Criação de Bezerras (UNILEITE) é uma proposta desenvolvida por professores do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Veterinária da UFMG com a perspectiva de construção de conhecimentos e técnicas atreladas à bovinocultura leiteira, a partir do fortalecimento do elo entre pesquisa, extensão e ensino. Fundamenta-se na aplicação de estratégias de controle da mastite, da contagem bacteriana no leite e na otimização da criação de bezerras em propriedades leiteiras do estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . Sob a perspectiva do trabalho interpessoal e multidisciplinar, objetiva capacitar produtores, técnicos e colaboradores envolvidos com a pecuária leiteira, além de preparar estudantes de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária para o mercado formal.

A produção leiteira em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais segue, historicamente, tendo relevante impacto socioeconômico, ambiental e cultural. Segundo dados do IBGE (2019), o estado ocupa a primeira posição no ranking brasileiro de produção de leite, contribuindo com cerca de 27,1% do montante nacional e participando da vida de mais de um milhão de trabalhadores diretos. Dados semelhantes são expressivos na literatura, e demonstram a constante importância desse sistema agroindustrial para o país. Apesar do cenário promissor, a cadeia leiteira enfrenta severas dificuldades, como os altos custos de produção, as restrições de mercado, carência de mão-de-obra especializada e acesso à tecnificação. Paralelamente, as exigências para escoamento do leite se tornam cada vez mais robustas. No Brasil, as Instruções Normativas nº 76 e 77, de 26 de novembro de 2018, foram promulgadas para atualizar os Regulamentos Técnicos inerentes à captação e beneficiamento do leite, com vistas a aumentar a qualidade do produto final e garantir a segurança alimentar.

Nesse sentido, entende-se que a mastite, isto é, a inflamação da glândula mamária das vacas leiteiras, prejudica severamente a produção leiteira. Essa condição leva ao aumento da concentração de células inflamatórias no leite, além de substâncias termossensíveis que afetam negativamente o beneficiamento nos laticínios. Outro fator importante é o aumento do uso de antibióticos, preocupação recorrente para as autoridades de saúde mundiais. Outro ponto fundamental para o sistema produtivo é a criação de bezerras. Futuramente, serão as responsáveis pela produção de leite, influenciando diretamente no balanço financeiro atrelado à reposição, ampliação do rebanho e melhoramento genético nas propriedades. A interação entre patógenos, hospedeiros e ambiente determinam alta ou baixa incidência de doenças de acordo com manejo, instalações e imunidade animal. Da mesma maneira, métodos de alimentação e práticas de manejo são essencialmente importantes para garantir a otimização do desempenho. Logo, diante de tantos fatores que ilustram o contexto, nota-se que o panorama desafiador pode fomentar a desmotivação do produtor, o que eleva ainda mais a necessidade do trabalho extensionista e do técnico especializado.
Para tanto, é necessário que se entenda as abordagens adequadas para cada perfil de produtor.

É nesse contexto que o Programa Integrado de Melhoria da Qualidade do Leite e Otimização da Criação de Bezerras (UNILEITE) se insere. A capacitação de estudantes veterinários para o trabalho no campo, bem como a promoção de ações integradas entre produtor, colaboradores e alunos é enriquecedor para o âmbito profissional e contribui positivamente para a cadeia produtiva leiteira. Entender qual é o problema e como solucioná-lo dentro do recorte de cada propriedade é fundamental para a realização de um trabalho assertivo. Ademais, cabe ao extensionista esclarecer, junto ao produtor, quais são os desafios da propriedade e como solucioná-los. O nosso objetivo é ampliar a relação transformadora entre universidade e sociedade compartilhando as conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica gerada na Instituição Federal de Ensino Superior (LDB). Adicionalmente, objetiva aplicar o Programa Integrado de Melhoria da Qualidade do Leite e Otimização da Criação de Bezerras (UNILEITE) em fazendas leiteiras.

  • Contatos
    • Telefone
      • (31) 9995-4444

    • E-mail
      • lmolina@ufmg.br

  • Projeto
    • Em atividade
      • Sim

    • Equipe do Projeto
      • Coordenador LIVIO RIBEIRO MOLINA  (31) 9995-4444 lmolina@ufmg.br

        lmolina@vet.ufmg.br Escola de Veterinária Departamento de Clínica e Cirurgia

        Co-coordenador RODRIGO MELO MENESES (31) 9999-3166 rodrigomeneses@ufmg.br Escola de Veterinária

        Departamento de Clínica e Cirurgia

        Co-coordenador TIAGO FACURY MOREIRA  (31) 9993-1665 tiagofm@ufmg.br Escola de Veterinária

        Departamento de Clínica e Cirurgia

        Colaborador AMANDA SOUSA RAMOS (31) 9987-1228 amandasousa@vetufmg.edu.br Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador DIEGO LUIZ DA CRUZ (11) 4524-0769 diegoluizdac@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador FRANCIELE APARECIDA DE MELO RESENDE (37) 9836-3738 francielemelounileite@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador GIULIA SAID OLIVEIRA (31) 9420-7015 giuliasaid.unileite@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador HUGO VALADAO ARRUDA (31) 3409-2203 hugovet@ufmg.br Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador ISABELLA LUIZA SANTOS GOMES isabellaluizag7@ufmg.br Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador JOAO VICTOR ALVES SANTOS DE MENDONCA (31) 9850-1070 joaovictorunileite@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador JOAO VICTOR PENIDO DINIZ (31) 9633-8681 penidojv1@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador LUIZA BASTOS RAMOS (31) 9244-0514 luizab.unileite@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador NINA GONZAGA GARCIA ninagonzaga.unileite@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador RAFAEL BATISTA SILVA TEODORO (31) 9711-9818 rbsteodorovet@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador RAFAELA RODRIGUES BARDELLA (16) 9315-8973 rbardella.unileite@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador STEPHANIE CRISTINE PEREIRA ASSUNCAO (31) 9799-2815 stephaniecpaunileite@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

Outros Projetos de Extensão

Acompanhe a Escola