As infecções fúngicas em animais e humanos passaram a ter uma grande importância nos últimos anos, devido ao aumento progressivo na casuística e nas taxas de morbidade e mortalidade. O diagnóstico precoce aumenta as chances de tratar corretamente estas infecções e impedir a progressão da doença. Como consequência há uma grande demanda por laboratórios especializados e capacitados que possam servir de suporte para as ações de promoção da saúde pública e animal, promovendo uma resposta rápida aos colegas veterinários. Desta forma, a ação proposta visa atender essas necessidades de diagnóstico micológico clássico, além da utilização de técnicas de biologia molecular, contagem do total de bolores e leveduras e avaliação da atividade antifúngica de produtos.
Além disso, o projeto irá proporcionar a participação dos estudantes em atividades de extensão, ensino e pesquisa fortalecendo os programas de ensino-aprendizagem, por meio do envolvimento de professor e aluno-comunidade no processo de construção do conhecimento. O projeto proporcionará envolvimento de alunos do Ensino Técnico (nível Médio), de Graduação e de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária, e de outras Unidades da UFMG. Outra importante função do projeto será a de servir como suporte ao ensino de graduação e pós-graduação, nas disciplinas afins. A equipe que atuará no projeto é capacitada e tem atuação no diagnóstico micológico, com várias publicações sobre o tema.
Assim, o projeto “Pesquisa e diagnóstico das doenças fúngicas em medicina veterinária” visa oferecer para a comunidade, empresas, instituições públicas, e outros, uma opção de qualidade, para o Diagnóstico Micológico, através da disponibilização de recursos técnico-laboratoriais e recursos humanos especializados, do Laboratório de Micologia e Micotoxinas da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais .
Objetivos gerais:
Realizar o diagnóstico micológico clássico e especializado a partir de material enviado ao Lamico.
Acesse o projeto completo no Siex.
Coordenadora: Maria Isabel de Azevedo