Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Projeto

Pesquisa e diagnóstico das doenças fúngicas em medicina veterinária.

As infecções fúngicas em animais e humanos passaram a ter uma grande importância nos últimos anos, devido ao aumento progressivo na casuística e nas taxas de morbidade e mortalidade. O diagnóstico precoce aumenta as chances de tratar corretamente estas infecções e impedir a progressão da doença. Como consequência há uma grande demanda por laboratórios especializados e capacitados que possam servir de suporte para as ações de promoção da saúde pública e animal, promovendo uma resposta rápida aos colegas veterinários. Desta forma, a ação proposta visa atender essas necessidades de diagnóstico micológico clássico, além da utilização de técnicas de biologia molecular, contagem de total de bolores e leveduras e avaliação da atividade antifúngica de produtos.
Além disso, o projeto irá proporcionar a participação dos estudantes em atividades de extensão, ensino e pesquisa fortalecendo os programas de ensino-aprendizagem, por meio do envolvimento de professor e aluno-comunidade no processo de construção do conhecimento. O projeto proporcionará envolvimento de alunos do Ensino Técnico (nível Médio), de Graduação e de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária, e de outras Unidades da UFMG. Outra importante função do projeto será a de servir como suporte ao ensino de graduação e pós-graduação, nas disciplinas afins. A equipe que atuará no projeto é capacitada e tem atuação no diagnóstico micológico, com várias publicações sobre o tema.
Assim, o projeto “PESQUISA E DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS FÚNGICAS EM MEDICINA VETERINÁRIA” visa oferecer para a comunidade, empresas, instituições públicas, e outros, uma opção de qualidade, para o Diagnóstico Micológico, através da disponibilização de recursos técnico-laboratoriais e recursos humanos especializados, do Laboratório de Micologia e Micotoxinas da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais .
JUSTIFICATIVA:
As doenças fúngicas resultam da invasão e multiplicação dos fungos nos tecidos do hospedeiro e podem ser classificadas de acordo com o local de lesão, em: micoses superficiais, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. Nas últimas três décadas é perceptível um aumento substancial na incidência das infecções fúngicas, principalmente oportunistas, em humanos e animais. A correta identificação do agente causador das micoses é extremamente importante para adoção do tratamento correto e de medidas de controle das infecções na clínica veterinária. Desta forma, ao implantar este projeto, estaremos contribuindo para a proteção e promoção da saúde humana e animal. Além disso, o conhecimento da ocorrência das doenças fúngicas possibilitará o levantamento de dados epidemiológicos subsidiando futuras ações de defesa e vigilância sanitária animal. O nosso objetivo é realizar o diagnóstico micológico clássico e especializado a partir de material enviado ao LAMICO.

Durante o ano de 2020 através do projeto realizamos diagnóstico micológico para a comunidade interna e externa da UFMG. Aproximadamente 300 exames. Durante o ano de 2021 através do projeto realizamos diagnóstico micológico para a comunidade interna e externa da UFMG. Aproximadamente 350 exames. Durante este período de projeto realizamos diagnóstico micológico para a comunidade interna e externa da UFMG aproximadamente 500 exames.

 

 

  • Projeto
    • Em atividade
      • Sim

    • Equipe do Projeto
      • Coordenador: MARIA ISABEL DE AZEVEDO

        Co-coordenador: KELLY MOURA KELLER

        Co-coordenador: SALENE ANGELINI COLOMBO

        Colaborador: JESSICA RABELO DE OLIVEIRA PERSICHINI

        Colaborador: PAULA CALDAS AZEVEDO

        Colaborador: YGOR ALEIXO NEIVA

Outros Projetos de Extensão

Acompanhe a Escola