Desde o diagnóstico dos primeiros casos de COVID-19 no Brasil e em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , a Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UFMG) se prontificou a colaborar, com a expertise do seu corpo docente, técnico-administrativo e discente e com sua infraestrutura em todas as áreas do conhecimento, para enfrentar o avanço da pandemia que se instalou.
Nesse contexto, foi estabelecida uma parceria da UFMG com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (SES-MG), como parte de uma estratégia de apoio ao governo estadual, no diagnóstico de casos suspeitos da infecção pelo SARS-CoV-2. A UFMG disponibilizou sua estrutura laboratorial e mão de obra altamente especializada à serviço da sociedade, do Sistema Único de Saúde e das autoridades por tempo indeterminado. Sete laboratórios de pesquisa compuseram a REDE UFMG DE DIAGNÓSTICO DE COVID-19, coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa.
Entre eles estão o Laboratório de Pesquisa em Virologia Animal e o Aquacen, localizados no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária. A equipe é composta por pesquisadores especialistas em Biologia Molecular, que utilizam a técnica de RT-PCR em tempo real (RT-qPCR) em seus projetos de pesquisa, há muitos anos.
Com isso a Escola de Veterinária reafirma o compromisso da Universidade Pública em colaborar para a superação de problemas em constante busca de maior integração com a comunidade externa.
A fundação gestora irá comprar os insumos e itens necessários para realização do número de testes propostos e fornecerá ao laboratório para realização dos mesmos. A Escola de Veterinária realizará exames das amostras provenientes de instituições públicas e não haverá ônus relativo ao pagamento dos exames para os demandantes.
Objetivos gerais:
Participar da Rede UFMG de diagnóstico de COVID-19 realizando testes de RT-qPCR para detecção de ácido nucleico do SARS-CoV-2 na Escola de Veterinária da UFMG.
Acesse o projeto completo no Siex.
Coordenadora: Zélia Inês Portela Lobato