Universidade Federal de Minas Gerais

Projeto

Parecer técnico científico avaliando o controle reprodutivo (castração) em massa da população canina para a diminuição de casos humanos de zoonoses

Atualmente, a superpopulação de cães e gatos tem se tornado um problema grave de saúde pública e de bem-estar humano/animal. Muitos são abandonados por diferentes motivos, o que gera aumento da população dos animais errantes sem proprietários. Os animais errantes com ou sem proprietários em ambiente urbano representam riscos na transmissão de doenças zoonóticas para a população, e apenas a remoção e eliminação destes não resolvem o problema de abandono em vias pública. É fundamental haja equilíbrio entre a saúde humana, animal e do meio ambiente, e que a sociedade enxergue as interações que acontecem entre elas, por isso é necessário atuar nas causas desta conjuntura. (WHO, 1990; São Paulo, 2000)

Sabendo-se que o controle populacional de cães e gatos é um desafio, principalmente para os grandes centros urbanos, é importante a implementação de novas estratégias visando reduzir os riscos à saúde pública e garantir o bem-estar animal (Nunes et al., 2012). Conforme o Centers for Disease Control and Prevention (2016), aproximadamente 6 a cada 10 doenças infecciosas em humanos são de origem animal, e é neste sentido que o manejo populacional e a dinâmica de animais domésticos torna-se importante assunto para ser pesquisado, com o foco na prevenção de doenças zoonóticas ao homem. Nessa perspectiva, várias motivações corroboram para a elaboração de um Parecer Técnico-Científico (PTC) que possibilite identificar evidências que sustentem a prática de esterilização em massa de cães como medida de controle populacional estes animais e de doenças em saúde pública.

Portanto, o presente trabalho propõe realizar um levantamento e seleção de artigos científicos que contenham a temática sobre a castração em massa de cães e gatos, sua efetividade no controle populacional e eficiência quanto ao uso dessa estratégia como redução de casos humanos de zoonoses, de doenças e agravos em saúde pública. A busca e análise de evidências científicas serão realizadas por meio de revisão sistemática nas principais bases de dados de literatura científica.