A aquacultura se destaca em contexto mundial como alternativa para a produção de alimentos, de alto valor biológico, em sistemas alternativos que apresentem sustentabilidade do ponto de vista ambiental e equidade social.
Neste contexto destaca-se a aquacultura marinha ou maricultura, atividade que possui grande potencial de expansão e possibilidade de atender a crescente demanda por alimentos. É também na extração de organismos aquáticos de vida marinha que se situa importante público para ações de cunho social com vistas à redução de desigualdades e valorização de saberes tradicionais.
O crescente interesse pela maricultura tem provocado a demanda por profissionais que tenham formação e capacitação para a realização de trabalhos de orientação e assistência técnica a estes sistemas de produção. Como área de produção relativamente nova, são pouco os profissionais capazes de atuar neste sentido, assim torna-se importante ações que possibilitam a formação voltada a atenção a maricultura.
A presente proposta de curso de extensão surge da preocupação de qualificar a atuação profissional para a orientação e assistência técnica aos sistemas de produção de organismos aquáticos de vida marinha e para aqueles que gostariam de receber mais informações teóricas e práticas sobre este ramo da produção agropecuária.
Objetivos gerais:
Desenvolver ações de extensão para atender demandas de assistência técnica e orientação para implementação e condução de sistemas de produção de organismos de vida salobra e marinha.
Acesse o projeto completo no Siex.
Coordenador: Kleber Campos Miranda Filho