Com a criação do projeto de Apoio a Implantação de Curso Técnico em Agropecuária e a implantação destes cursos em cinco cidades do interior de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (Alvarenga, Carrancas, Central de Minas, Morro da Garça e Paineiras) houve a demanda e abertura das rádios locais para a divulgação das ações relacionadas aos cursos técnicos em seus municípios.
Esta oportunidade de ampliação da visibilidade não só destes cursos, como da UFMG, que os apóia e supervisiona, é fundamental para uma instituição que buscar ser reconhecida pelo seu impacto social transformador. Tendo essa mesmo desejo, a Escola de Veterinária terá seu nome vinculado a produção de programas de rádio.
Dada a amplitude de municípios atendidos, tornou-se inviável para a equipe o desenvolvimento de programas específicos para cada localidade atingida. Assim, cria-se um programa que poderá ser reproduzido em todas as cidades, onde parcerias sejam fundadas com as rádios locais.
A temática a ser tratada envolve aspectos da produção rural e peculiaridades da vida nas cidades do interior. O tratamento das informações técnicas será feito de tal forma que estas possam ser facilmente entendidas por toda a população, sem com isso incorrer em reduções ou erros técnicos. Assim, a construção das mensagens será uma atividade de divulgação científica, que busca incrementar a visibilidade e o impacto socialmente transformador da escola de Veterinária e da própria UFMG.
Os programas têm duração de 2-3 minutos e são transmidos nas seguintes rádios: Rádio Tropical FM (87,9 MHz), em Palmeiras-MG; Rádio Nova FM (104,9 MHz), em Central de Minas-MG; e Rádio Ciranda FM (87,9 MHz), em Morro da Garça-MG.
Objetivos gerais:
Ampliar o público beneficiado pela Escola de Veterinária por meio da produção de programas de rádio para fortalecimento e divulgação da implementação de cursos técnicos em Agropecuária em diversas cidades no interior.
Acesso o projeto completo no Siex.
Coordenador: Prof. Matheus Ramirez Anchienta