O rádio é um meio de comunicação de alta penetrabilidade em todos os estratos sociais no Brasil. Porém, este alcance merece destaque nos estratos mais pobres. Nas cidades do interior as rádios locais desempenham importantes funções culturais e de identidade, por representarem e apresentarem demandas locais, servirem de meio de comunicação difusa da região e também por agregarem informações de utilidade pública em suas localidades.
Ao contrário do que se poderia imaginar, o surgimento e a crescente importância das “redes sociais” não diminui a importância do rádio como meio de comunicação, mas aumentou a capacidade de interação deste com as comunidades atingidas. Assim, novas demandas, sugestões e críticas passaram a chegar às rádios com maior frequência e assiduidade. Isso fez com que o rádio ganhasse mais agilidade para a capitação de informações e para a abertura à participação do público.
Com a criação do projeto de Apoio a Implantação de Curso Técnico em Agropecuária e a implantação destes cursos em cinco cidades do interior de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (Alvarenga, Carrancas, Central de Minas, Morro da Garça e Paineiras) houve a demanda e abertura das rádios locais para a divulgação das ações relacionadas aos cursos técnicos em seus municípios. Esta oportunidade de ampliação da visibilidade não só destes cursos, como da UFMG, que os apoia e supervisiona, é fundamental para uma instituição que quer ser reconhecida como tendo um impacto socialmente transformador. Assim também o é para a Escola de Veterinária, que terá seu nome vinculado a toda produção da série de programas de rádio. Mesmo, com o fim das atividades do projeto de apoio aos cursos Técnicos em Agropecuária, a presente proposta se manteve ativa em busca de articulação com novas rádios em cidades do interior.
Dada a amplitude de municípios atendidos, tornou-se inviável para a equipe o desenvolvimento de programas específicos para cada localidade atingida. Assim, cria-se um programa que poderá ser reproduzido em todos os municípios, onde parcerias sejam fundadas com as rádios locais.
A temática a ser tratada envolve aspectos da produção rural e peculiaridades da vida nas cidades do interior. O tratamento das informações técnicas é feito sob o princípio da dialogicidade, buscando processo de comunicação não impositivo. A linguagem utilizada é adequada para que estas possam ser facilmente entendidas por toda a população, sem com isso incorrer em reduções ou erros técnicos. Assim, a construção das mensagens é uma atividade de divulgação científica. E com isso vamos ampliar o público beneficiado pela Escola de Veterinária por meio da produção de programas de rádio com o objetivo de promover a divulgação científica de informações relevantes para a população de diversas cidades no interior.
No último ano o projeto contou com a participação das parceiras com as rádios “Antena Dez FM” do município de Felixlândia-MG e “Nossa FM” de Pavão-MG. A equipe contabilizou o envio de, 151 e 125 programas, respectivamente, totalizando 828 envios. Até 2019 foram produzidos cerca de 322 programas. Devido ao extenso banco de programas produzidos ao longo dos anos, foram mantidos os envios semanais mesmo diante das dificuldades advindas com a pandemia, totalizando 104 programas enviados de outubro/2021 a julho/2022. Com o retorno das atividades presenciais na UFMG em 2022, novos programas estão em processo de elaboração, gravação e edição. O rádio é uma ferramenta de alta penetrabilidade no Brasil, pois abrange todas as camadas sociais. Sua importância não foi diminuída com os avanços dos meios de comunicação, mas sim mantida e apreciada por um público fiel. O projeto Minuto no Campo foi criado em 2014 e desde então mantêm parcerias com rádios de municípios mineiros. Atualmente, encontra-se ativo nas cidades de Pompéu (42 programas – Terra FM), Felixlândia (60 programas – Antena 10 FM), Esmeraldas (63 programas – FM Esmeraldas) e Pavão (54 programas – Nossa FM). No último ano foram gravados mais de 120 programas e 219 foram enviados às rádios dos municípios. É importante destacar que em muitos destes municípios a maioria da população é rural, público historicamente marginalizado e privado de informações básicas. O Minuto no Campo alcança essas regiões levando temas corriqueiros para o Agricultor Familiar. Além disso, atinge diretamente o público urbano com temáticas voltadas para a saúde pública e animais domésticos.
Link do projeto no SIEX/UFMG: https://sistemas.ufmg.br/siex/VerResultadosAtingidos.do?id=84523