No Brasil, segundo divulgação da sociedade brasileira para a solidariedade (SBS) o número total de pessoas em situação de rua era de aproximadamente 221.869 pessoas de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em pesquisa publicada em março de 2020. Entretanto sabe-se que, devido a pandemia, muitos moradores deixaram seus lares e engrossaram ainda mais este número. A situação é ainda mais grave no que se refere à animais sem domicílio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos.
Há milênios os cães são as melhores “amigos” dos homens. Não apenas os auxiliam em tarefas de caça e defesa, como também lhes fazem companhia. Se observarmos pessoas em situação de rua, certamente veremos seus cães lhes aquecendo. Em troca oferecem a eles seu carinho e um pouco de alimento.
“Belo Horizonte tem o segundo dia mais frio do ano nesta sexta (20/05/2022). Temperatura mínima registrada foi de 6,4ºC e sensação térmica foi de -9,2ºC; recorde foi de 4,4ºC na última quinta (19/05/2022)”, notificou reportagem do R7. Voltados para esta necessidade, preocupados com o bem-estar e a sobrevida das pessoas em situação de rua, vários projetos e ações buscam doação de agasalhos, roupas e alimentos. Entretanto poucos se preocupam com seus animais. O nosso objetivo é confeccionar e distribuir agasalhos para cães e gatos em situação de rua e vulnerabilidade.
Link do projeto no SIEX/UFMG: https://sistemas.ufmg.br/siex/VerIdentificacao.do?id=82391&tipo=Projeto