Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Projeto

Hemopets

A atual configuração das sociedades humanas fez com que o contato e a convivência dos animais de estimação com as pessoas seja cada vez mais próximo. Diversos fatores levaram a este cenário entre eles o sentimento de isolamento das pessoas, o aumento dos quadros de sofrimento mental, entre outras situações que levam ao crescente grau de dependência afetiva das pessoas para com seus animais de companhia.
Este quadro impulsiona os contínuos avanças da Medicina Veterinária. De modo que a medida que se aumenta a longevidade destes animais aumenta-se proporcionalmente a necessidade de intervenções médicas, com destaque para os avanços de algumas técnicas da medicina humana adaptadas para a medicina veterinária. Porém, como o modelo de atenção à saúde animal ainda não é bem estabelecido como na medicina humana, são observados alguns entraves. Este é o caso da transfusão de sangue entre cães e gatos, que ainda não conta com um sistema de apoio, por exemplo bancos de sangue suficientes para a oferta de tratamento mais adequado aos animais.
A transfusão de sangue entre animais de companhia faz parte da rotina veterinária, na maior parte das vezes como procedimento decisivo na recuperação de pacientes críticos e que deve ser realizado com certa urgência. No entanto, as condições nas quais o processo costuma ocorrer no cenário nacional destoam das ideais, pela falta de uma cadeia logística bem definida associada à carência de estrutura adequada e divulgação do conhecimento acerca do método para a sociedade em geral. Devido a esses entraves, é comum na clínica que animais recebam bolsas de sangue inadequadas – ou não recebam de forma alguma – o que leva a fatalidades que poderiam ser evitadas.
Diante dessa situação surge o Hemopets com a proposta de criar um website com o objetivo de conectar rapidamente pacientes em necessidade e doadores (ou bolsas) ideais e disponíveis. O projeto consiste na construção de um banco de dados no qual serão cadastrados paralelamente doadores em potencial e instituições parceiras. Como parte das ações do projeto, os doadores passarão por um processo de triagem e acompanhamento veterinário frequente para garantir a permanência apenas de animais aptos na ação, agregando qualidade de vida para os cães e gatos cadastrados e contribuíndo para o maior grau de conscientização quanto ao bem estar dos animais pelos tutores. Já as instituições parceiras serão orientadas acerca dos mecanismos de obtenção, armazenamento, transporte e testagem de bolsas, o que evita o desperdício de materiais por contaminação e a destinação inadequada.
Deste modo, o site será um espaço no qual ocorrerá de forma célere o contato entre pacientes em necessidade e bolsas/doadores, reduzindo o peso de barreiras geográficas e otimizando o alcance e aproveitamento pelas instituições parceiras.
No que tange a ampliação de seu impacto social a proposta prevê a construção e alimentação constante de mídias sociais (instagram, twitter) e a realização de eventos. Em sua dinâmica acadêmica o projeto permite o desenvolvimento de ampla gama de pesquisas científicas envolvendo este procedimento na medicina veterinária. Outro aspecto relevante é a possibilidade de criação de políticas públicas envolvendo a atenção à saúde animal.
O desenvolvimento da proposta amplia os impactos da estrutura laboratorial da Escola de Veterinária, notadamente do laboratório multiusuário MULTILAB, potencializando o público beneficiado diretamente pela estrutura da instituição.
Outro aspecto relevante é a articulação da proposta com a inovação. De modo, que o projeto de construção de um aplicativo de alcance nacional seja desenvolvido em articulação a experiência extensionista desta iniciativa. Processo que já foi iniciado junto ao INCT. E criar um banco de dados para favorecer a acessibilidade a bolsas de sangue de qualidade para pacientes que necessitam.

Site do projeto: https://hemopets-c2ed5.web.app/

Link do projeto no SIEX/UFMG: https://sistemas.ufmg.br/siex/VerResultadosAtingidos.do?id=86864

 

  • Projeto
    • Em atividade
      • Sim

    • Site
    • Equipe do Projeto
      • Coordenador FABIOLA DE OLIVEIRA PAES LEME  (31) 3409-2225 fabiolapaesleme@ufmg.br Escola de Veterinária

        Departamento de Clínica e Cirurgia

        Co-coordenador MATHEUS ANCHIETA RAMIREZ  (31) 9992-8227 matheusarta@ufmg.br Escola de Veterinária

        Departamento de Zootecnia

        Colaborador ADRIANE SARAIVA ESPESCHIT driespeschit@hotmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador ANA CLARA PIMENTA DE MOURA (31) 9910-5607 adriane@ufmg.br Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador FERNANDA CORREA DOS SANTOS fernandacorreadossantos2319@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador JULIANA DE OLIVEIRA ALVES (37) 98803-6204 julianadeoalves@vetufmg.edu.br Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador NATHANYEL RAYLSON SILVA SANTOS (31) 8352-0270 nathanyel@ufmg.br

        nathanyel_rs@hotmail.com Escola de Veterinária Hospital

        Colaborador RUBENS ANTONIO CARNEIRO (31) 9950-3357 rubensac@ufmg.br Escola de Veterinária

        Departamento de Clínica e Cirurgia

        Colaborador VINICIUS HENRIQUE BARBOSA AMARAL vinicius.hb.amaral@gmail.com Aluno da UFMG

        Medicina Veterinária

        Colaborador DIOGO DA CUNHA LIMA ALMEIDA (58) 5710-1680 diogodacunhalimaalmeida@gmail.com Colaborador externo

        Instituição de Ensino: Instituto de Tecnologia de Rochester – Rochester Institute of Technology (RIT)

        Colaborador MARCOS PAES LEME DE SOUZA (11) 9670-5989 natmapls@hotmail.com Colaborador externo

        Universidade São Judas Tadeu

        Colaborador MARIANA GUIMARÃES GUERRA (84) 9960-1008 mariguimaraesg@hotmail.com Colaborador externo

        Universidade potiguar (UnP)

Outros Projetos de Extensão

Acompanhe a Escola