Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Projeto

Gerenciamento populacional de animais domésticos errantes no Campus Pampulha da UFMG

A existência de animais domésticos errantes, sem tutor e carentes de cuidados básicos, é um grande desafio para a gestão das cidades, e para a manutenção de condições de saúde pública adequadas, pois favorece a disseminação de doenças ao homem e a outros animais, ameaça a fauna local, gera barulho e sujeira, além de ser prejudicial ao bem-estar dos indivíduos abandonados. Essa questão também se faz presente nos campus universitários.

O abandono de animais no campus Pampulha da UFMG é recorrente há alguns anos. Diversas iniciativas já ocorreram na tentativa de minimizar os problemas relacionados a tal situação, entretanto, aparentemente, tiveram resultados pontuais por não terem sido aplicadas de forma sistematizada e integrada em todo o campus. A UFMG possui estrutura e corpo técnico-científico qualificado para realizar as ações dessa forma, porém parece não haver ainda organização e apoio institucionais suficientes. Recentemente, após a posse do novo Reitorado em 2018, esta situação recebeu maior atenção institucional, com o estabelecimento de uma Comissão para tratar do assunto no campus – um dos membros desta comissão compõe a equipe do projeto.

Este projeto busca auxiliar a institucionalização do gerenciamento populacional de animais domésticos errantes no campus da UFMG, tendo como piloto a Escola de Veterinária. A coordenação do projeto é composta por veterinárias docentes e pesquisadoras; além de técnicas administrativas pós-graduadas, atuantes no gerenciamento ambiental e de biossegurança, e na área de comunicação; e estudantes de graduação, pós-graduação e residentes com interesse no tema. A equipe elaborou a proposta visando atender demandas da própria comunidade interna, bem como manter o status de referência da UFMG na aplicação de conhecimentos técnico-científicos capazes de amparar políticas públicas mais efetivas.

Objetivos gerais:

Estabelecer projeto piloto para viabilizar as condições de gerenciamento populacional de animais domésticos errantes na Escola de Veterinária da UFMG, para futura expansão às demais unidades do Campus Pampulha da UFMG. Espera-se que este projeto resulte em Programa Integrado, em parceria com todas as unidades, bem como com a Administração Central da universidade e suas políticas de desenvolvimento institucional.
 

Acesse o projeto completo no Siex. 

Acesse o Facebook dos organizadores do projeto.

Acesse o blog dos organizadores do projeto. 

Coordenadora: Graciela Kunrath Lima

Acompanhe a Escola