A Escola de Veterinária da UFMG é uma instituição de excelência e está inserida no cenário nacional e internacional da Medicina Veterinária, Aquacultura e Zootecnia. A escola conta hoje com uma estrutura que agrega 4 departamentos, 2 órgãos complementares e 76 laboratórios. São dois cursos de graduação, dois programas de pós-graduação e uma residência em Medicina Veterinária. Atualmente, a instituição conta com mais de 1300 alunos (graduação e pós-graduação), 120 docentes e 140 servidores técnico-administrativos.
A produção científica da Escola é referência no cenário nacional e internacional, com um número significativo de eventos, palestras e seminários produzidos anualmente. Além disso, a Instituição ainda conta com diversas atividades que configuram-se em prestação de serviços e atendimento à sociedade, sendo um o principal exemplo o Hospital Veterinário (HV).
Por ano, o HV realiza em média 20 mil atendimentos, sendo considerado um dos Hospitais Veterinários Universitários mais importantes do país, segundo o Ministério da Educação (MEC). Isso nos aponta para o fato de que a Escola de Veterinária atende um público extenso e variado, e que demanda por diversas informações sobre a instituição: Há demandas dos discentes da Escola, servidores docentes, servidores técnico-administrativos, além do público externo.
Diante do cenário de abrangência da Escola e do Hospital Veterinário, que alcança um enorme público para além da comunidade acadêmica, identificamos a necessidade de criar um projeto que estruture o atendimento e a demanda por informação dessas pessoas. Assim, o projeto “Fale com o Boi” seria um canal de comunicação direta com a sociedade, uma ponte entre a Escola e as pessoas que buscam informações e serviços sobre a instituição. Sabemos que em uma universidade do porte da UFMG, muitas vezes, há uma dificuldade por parte do público externo em encontrar informações, serviços e eventos abertos a eles e devido ao caráter público da universidade, entendemos que é imprescindível que se tenha um canal direto e acessível para que todos possam falar com a Escola de Veterinária, e ter um atendimento de qualidade às suas dúvidas, críticas e sugestões. Dessa forma, o projeto necessita de um bolsista para suas atividades. Esse bolsista ficará responsável por atender os diversos públicos da Escola, tornar as informações institucionais mais acessíveis e popularizar o acesso à instituição. Os resultados já registrados pelo projeto demonstram o tamanho da demanda existente e reforçam a importância desse bolsista.
Além dos motivos citados, com a pandemia de Covid-19 o atendimento ao público por meio do “Fale com o Boi” se tornou essencial e exclusivamente online. Dessa forma, o projeto converteu-se no principal canal de atendimento ao público, tanto interno quanto externo, da Universidade. Foram criados novos canais de comunicação e se observou um aumento significativo de seguidores nas redes sociais da Escola. O público em geral passou a procurar a Instituição por meio do site da Veterinária e pelo e-mail institucional, além de mensagens trocadas em redes sociais. A Escola passou a lidar com demandas cada vez mais frequentes sobre questões relacionadas à pandemia e a forma como a doença se relaciona com os animais. Nesse sentido, o projeto teve um papel fundamental no esclarecimento de informações sobre o novo coronavírus. Além disso, devido ao estado de Ensino Remoto Emergencial adotado pela UFMG, muitas demandas relacionadas às ferramentas usadas (G Suite) para as aulas, tanto de alunos quanto professores, se fizeram presentes e foram sanadas através dos canais de comunicação da Assessoria, desse modo, o Projeto “Fale com o Boi” se tornou essencial para viabilizar o atendimento da comunidade universitária. Vamos estabelecer um canal direto de comunicação que possibilite ao público interno e externo ter acesso à informações sobre serviços e estudos realizados pela Escola de Veterinária.
No período de 01 de agosto de 2021 a 30 de julho de 2022 foram realizados 1020 atendimentos pelo canal de atendimento disponível no “Whatsapp”, criado devido à crescente demanda por comunicação da comunidade externa. Destes, 824 se referiam ao Hospital Veterinário e a seus projetos, como o de castração gratuita. (Projeto de Assessoria de Comunicação do Hospital Veterinário). Foram realizados 412 atendimentos ao público via e-mail institucional (Projeto Fale com Boi) e 517 atendimentos no chat/direct do perfil do Instagram oficial da Escola de Veterinária -@veterinariaufmg (Projeto Fale com Boi).
Link do projeto no SIEX/UFMG: https://sistemas.ufmg.br/siex/VerResultadosAtingidos.do?id=84197