As aves da espécie Columba livia, popularmente conhecidas como pombos domésticos, podem causar diversos transtornos com relação à saúde pública. Seus excrementos podem conter diversos microrganismos e parasitas danosos à saúde humana e animal. Entre as diversas doenças associadas a estas aves podemos citar algumas como: Criptococose, histoplasmose, salmonelose, dermatites (associadas a seus ectoparasitas), alergias respiratórias, entre outras.
A ideia e necessidade deste projeto surgiram da demanda em se conhecer aspectos gerais da biologia e ecologia da espécie, de modo a identificar e caracterizar os riscos que os pombos podem carrear, avaliando quais agentes os outros animais, professores, corpo técnico e alunos estão expostos no ambiente da Escola e Hospital Veterinário. Essas informações fornecerão subsídios para ações de redução de risco de possível disseminação de doenças no HV, bem como possíveis soluções para o controle populacional das aves no Campus.
Objetivos gerais:
Desenvolver estudo sobre as populações de Columbia livia da UFMG, com enfoque na Escola de Veterinária, de modo a elaborar um roteiro de análise quanto ao perfil dos animais, seus predadores potenciais no campus, hábitos alimentares e de vida, riscos potenciais para seres humanos e animais, e propostas para controle populacional e minimização de riscos ambientais.
Acesse o projeto completo no Siex.
Acesse o Facebook dos organizadores do projeto.
Acesse o blog dos organizadores do projeto.
Coordenadora: Graciela Kunrath Lima