Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Projeto

Divulgação da Piscicultura ornamental por meio de plataformas on line

A aquicultura é dividida em dois segmentos: cultivo de organismos aquáticos para alimentação humana e animal e a produção de animais para ornamentação. Nos últimos anos, a produção de organismos aquáticos ornamentais, tem aumentado 14% ao ano, desde a década de 80. Uma grande vantagem da aquicultura ornamental é seu baixo custo de produção, normalmente operado em regime familiar, onde a maioria dos produtores produz em tanques escavados ou de alvenaria localizados nos fundos de sua propriedade, ou dentro de suas próprias casas em aquários de vidro.

Atualmente, o desenvolvimento nacional do setor aquícola ornamental encontra-se limitado pela deficiência de informações e o acesso restrito a novas tecnologias por produtores, técnicos da área e amadores. Pensando nisso, com o intuito de contribuir na reversão do quadro da escassez ou inexistência de ações para a divulgação de tecnologias e informações na área da psicultura de corte e ornamental, o projeto pretende trabalhar com a criação de plataformas interativas (site, redes sociais, blog e vídeos) para a divulgação de tecnologias e informações na área da psicultura de corte e ornamental.

Objetivos gerais: 

Criação de plataformas interativas para a divulgação da psicultura ornamental e a transferência de tecnologia e informação. 

Objetivos específicos:

Criação de um site, um blog e páginas nas redes sociais para a divulgação de textos, vídeos e outros materiais didáticos; 

Desenvolver trabalhos de busca na literatura, nacional e internacional, de trabalhos envolvendo a produção de aspectos biológicos, fisiológicos e de produção de peixes;

Promover a realização de encontros com os produtores para a discussão das informações coletadas, com ênfase em sua viabilidade de aplicação para os sitemas produtivos já instalados, e no comportamento natural da espécie; 

Levantamento de demandas de pesquisas por parte dos internautas;

Obter campo para realização de aulas práticas e trabalhos de estágios e vivências curriculares de estudantes da graduação dos cursos de aquacultura, medicina veterinária e estudantes da pós-gradução da Escola de Veterinária da UFMG. 

Saiba mais sobre o projeto no Siex.

Coordenadora: Daniela Chemim de Melo Hoyos

Acompanhe a Escola