Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Projeto

Diagnóstico molecular de etiologias relevantes e determinação do sexo para aves domésticas e selvagens em Minas Gerais

O diagnóstico das etiologias possibilita o delineamento das estratégias de controle, encaminhamento da terapia adequada e, mais importante, o planejamento das medidas preventivas.

O projeto de extensão “Diagnóstico molecular de etiologias relevantes e determinação do sexo para aves domésticas e selvagens em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais “ objetiva atender a demanda da sociedade por diagnóstico laboratorial das etiologias de doenças mais comuns e relevantes à classe Aves. As atividades possibilitarão a integração entre o ensino, extensão e pesquisa. Considerando que a Escola de Veterinária tem tradição na prestação de serviços à comunidade, sempre associada ao ensino e pesquisa, este projeto permitirá ao Setor de Doenças das Aves a adesão ao sistema, com atendimento direto e de apoio ao Hospital Veterinário.

O objeto de estudo é a ave doméstica ou selvagem ou seus tecidos e secreções, mantida por particulares guardiões, como ave de companhia, em criatórios comerciais, criatórios conservacionistas, avicultura familiar ou a indústria avícola. Eventualmente o material poderá ser de outra classe, como mamíferos, inclusive humano, quando envolver a procura de etiologia panzoótica, e ou zoonótica, como Chlamydophila psittaci. Com a criação da residência médico veterinária em animais silvestres e exóticos de companhia, criou-se a condição para o atendimento deste serviço com a mão de obra especializada.

 

Objetivos gerais:

Objetiva-se oferecer o diagnóstico molecular de etiologias relevantes na avicultura familiar e industrial e para espécies de aves em conservação e de companhia em criação comercial.

Conheça o projeto completo no Siex. 

Acesse o Instagram do projeto: @labaves.ufmg

E-mail: preventivaufmg.aves@gmail.com

Coordenador: Nelson Rodrigo da Silva Martins 

Veja alguns registros do projeto: 

Acompanhe a Escola