Vivemos uma grande crise econômica, social e política no país. Diante disso, a produção científica brasileira e as universidades públicas já sofrem sérias consequências. Segundo Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), “A ciência brasileira cresceu muito nas últimas duas décadas: o Brasil ocupa o 13º lugar na produção científica mundial. Para isto foi decisivo o crescimento da pós-graduação, com 20.000 doutores formados em 2017”. Porém, o que observamos nos últimos anos é um enorme contingenciamento de recursos destinado à ciência e tecnologia, e uma crise em relação a credibilidade e a importância das universidades e da produção científica. Basta olhar o que circula na mídia de referência para encontrar declarações questionando dados de institutos de pesquisa sérios do país, como INPE e IBGE. Os órgãos de fomento como CNPQ, Fapemig e outros também sofrem com cortes nas verbas e com críticas acerca do papel da ciência no desenvolvimento do país.
Nesse cenário, há um movimento nacional em defesa da ciência. Várias manifestações levaram às ruas milhares de pessoas em defesa das universidades e da ciência no Brasil. Prova disso é o projeto #SomosTodosCiência da SBPC lançado em maio de 2019. Uma pesquisa divulgada pela mesma instituição mostra que “nove em cada dez brasileiros acham que o governo deve aumentar ou manter os investimentos em pesquisa científica e tecnológica nos próximos anos, mesmo em momentos de crise” (estudo “Percepção Pública sobre Ciência e Tecnologia no Brasil”, de 21/07/19).
Diante disso, ressaltamos a urgência em desenvolver projetos que mostrem à sociedade, o que é produzido na universidade, a relevância da produção acadêmica, que envolve pesquisadores e professores. Precisamos traduzir o conhecimento científico e acadêmico em uma linguagem acessível a todos e todas, e levá-lo para fora dos muros da universidade. Precisamos que o conhecimento científico alcance as pessoas, levando soluções para inúmeros problemas econômicos e sociais. É urgente mostrar o real impacto do conhecimento acadêmico na vida e no cotidiano das pessoas. E é isso que o projeto “Ciência para quê?” pretende.
Nosso objetivo é popularizar o conhecimento científico. As atividades do projeto serão produzir conteúdo em vídeos, animações e podcasts, sobre as pesquisas realizadas na Veterinária e divulgá-los em plataformas digitais, com grande alcance e circulação ampla/gratuita.
Assim, o público atingido pelo projeto contempla toda a sociedade brasileira. A abrangência do projeto será nacional, uma vez que as plataformas digitais ultrapassam os limites geográficos e nos permitem dialogar e interagir com pessoas nos quatro cantos do país. Com conteúdo online, pretendemos alcançar as pessoas que estão mais distantes da universidade e que não tem acesso ao conhecimento produzido.
Destacamos também a integração entre ensino, pesquisa e extensão promovida pelas atividades deste projeto já que o conteúdo trabalhado será fruto da pesquisa e do ensino. E a integração entre a extensão e a pós-graduação, uma vez que faremos uma ponte das pesquisas realizadas na pós com a sociedade.
Esse é um projeto de grande impacto social, pois o conhecimento científico é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade e para o empoderamento de seus indivíduos. Ressaltamos também a contribuição do projeto na formação acadêmica e cidadã dos alunos, já que as atividades irão permitir o desenvolvimento de habilidades técnicas (produção de textos, vídeos, linguagem audiovisual, etc) e pessoais (comunicação interpessoal, trabalho em grupo, diálogo com diversos setores da sociedade, contato com realidades sociais distintas, interação com o outro e competências para comunicar de forma acessível conteúdos complexos). Destacamos a necessidade de bolsas para os alunos responsáveis, sob supervisão, por dar andamento às atividades do Projeto conforme detalhado na metodologia e plano de atividades. Para melhorar a divulgação do Programa de Pós Graduação (PPG) da Escola de Veterinária e realizar atividades de divulgação científica sobre as pesquisas da Escola de Veterinária, produzindo conteúdos em vídeos, animações e podcasts, para criar um elo entre a sociedade e a academia, tornar o conhecimento científico acessível e mostrar a importância da ciência e tecnologia.
Link do projeto no SIEX/UFMG: https://sistemas.ufmg.br/siex/VerIdentificacao.do?id=81395&tipo=Projeto