Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Projeto

Centro de ensino e desenvolvimento científico e tecnológico em Medicina e Cirurgia de Equídeos – Equinova

A literatura veterinária moderna é quase que exclusivamente baseada em pesquisas e relatos de casos em equídeos criados nos Estados Unidos e na Europa. Muito pouco foi publicado até agora a respeito dos problemas clínicos dos equídeos das raças brasileiras (Mangalarga Marchador, Mangalarga, Campolina, Crioulo, Brasileiro de Hipismo, Marajoara, Pantaneiro e Jumento Pega). Mas as particularidades da equideocultura no Brasil não se limitam às raças nacionais. Devido a vários fatores, tais como as particularidades do clima, do manejo e do uso dos animais bem como da cultura dos criadores e do treinamento dos tratadores, cavaleiros e veterinários, até mesmo os equinos de raças mais difundidas pelo mundo como Puro Sangue Inglês, Quarto de Milha e Árabe são criados no Brasil em condições muito peculiares. Por tudo isso é muito importante estudar as condições clínicas dos equinos criados no Brasil com o objetivo de entender a etiopatogenia e estabelecer métodos eficientes e seguros para a profilaxia e o tratamento.

O Brasil O rebanho de equinos chega a 4.236.062, asininos 376.874 e o de muares 615.498 (IBGE 2017). A equideocultura brasileira representa um negócio de R$ 16,5 bilhões e gera 3 milhões de empregos diretos e indiretos (MAPA 2016). Assim, para dar suporte à equideocultura e fomentar o seu crescimento, é fundamental estabelecer em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais um centro de excelência em ensino, pesquisa e prestação de serviços com foco no bem-estar dos equídeos:

  • A oferta limitada de oportunidades para a formação de mão-de-obra básica (tratadores, enfermeiros, técnicos agropecuária) e para a educação continuada dos profissionais atuando na equideocultura nacional (médicos veterinários e zootecnistas).
  • Ampliar o relacionamento e interação com proprietários de animais de grande porte no município de Pedro Leopoldo e região favorecendo o desenvolvimento de atividades de extensão (atendimento clínico-cirúrgico) e ensino de graduação e pós-graduação (aulas práticas à campo), atendendo assim o público da região (pequenos produtores agropecuários) de Pedro Leopoldo e adjacências.
  • Fomentar participação de cursos teórico-prático de bem-estar animal (manejo, nutrição, casqueamento e ferrageamento) junto a associação de raças de equídeos, casas agropecuárias, cooperativas agropecuárias, etc. Vamos estabelecer na Fazenda Modelo Pedro Leopoldo UFMG um posto avançado da Escola de Veterinária da UFMG para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de bem-estar, medicina e cirurgia de equinos, além de outras áreas com interesses relacionados.
  • Contatos
    • Telefone
      • (31) 3409-2229

    • E-mail
      • armandomc@ufmg.br

Outros Projetos de Extensão

Acompanhe a Escola