Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Projeto

Cenex-EV – Apoio Gestão de Atividades de Extensão da Escola de Veterinária da UFMG

O Centro de Extensão da Escola de Veterinária da UFMG (CENEX-EV) tem o objetivo de ampliar a interação da unidade com a sociedade. Sua atuação envolve a promoção, apoio, planejamento, gestão, organização, assessoramento e divulgação das ações de Extensão devidamente registradas e desenvolvidas na Unidade, além de se comprometer a manter sistema de registro e resgate da memória da Extensão na Unidade.
Para além do papel institucional de promoção de iniciativas de extensão, o órgão se configura como centro de apoio institucional e de democratização das iniciativas extensionistas propostas por membros da comunidade da Escola de Veterinária. Tendo por princípio a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, além do impacto positivo na formação discente. Deste modo, o CENEX-EV busca fortalecer nas ações desenvolvidas na unidade os princípios e diretrizes abraçados pela UFMG para a prática extensionista.
Neste aspecto cabe ao CENEX-EV, segundo as determinações de seu conselho Administrativo, auxiliar a formalização e apoiar o desenvolvimento de ações Extensionistas na Unidade. Cabe destaque ao papel de auxílio que este se propõem a desenvolver junto à eventos e cursos, indo desde a contribuição para a atenção aos aspectos formais bem como a qualificação acadêmica das propostas. Também é relevante apontar o papel desenvolvido no que tange ao apoio a divulgação destas iniciativas e seus resultados e produtos, para que todos possam contar com acesso a informações relativas às ações da unidade.
Cabe ao órgão a gerência da utilização do auditório central, dos demais auditórios da unidade e do sistema de videoconferência para o desenvolvimento de atividades ligadas à Extensão Universitária, no âmbito da Escola de Veterinária da UFMG. Gerenciamento que tem por objetivo direcionar os esforços dos coordenadores de ações de extensão aos aspectos acadêmicos das iniciativas.
A certificação dos participantes nas ações de extensão, indicada pelos coordenadores, é realizada pelo CENEX-EV com a supervisão da Diretoria da Unidade. Bem como a emissão da segunda via dos certificados, emitidos a partir da conferência com listagem original. Para maior lisura e segurança neste processo o CENEX-EV disponibiliza lista dos certificados emitidos, que a disponibilizada para o público em geral no site da Escola de Veterinária.
Assim, o CENEX-EV cumpre importante papel na democratização do espaço e dos avanços gerados pela unidade para o público externo e interno. Dada a multiplicidade de atividades e metodologias desenvolvidas sua atuação não pode ser restritiva, sempre se direcionando ao acolhimento e auxílio às atividades mais diversas, que se enquadram nas diretrizes da Extensão Universitária na UFMG e nas normativas internas da Extensão na Escola de Veterinária da UFMG. Com amplo destaque a divulgação das ações, por meio da página do CENEX-EV no site da Escola de Veterinária, campo que apresenta importante área de formação acadêmica para estudantes dos cursos de comunicação e designer. Também para a formação de equipes multiprofissionais com a inserção de estudantes dos cursos de medicina veterinária e Aquacultura.
Deste modo, a presente proposta se dirige ao apoio para o registro, qualificação, divulgação e resgate da memória das ações de extensão da unidade, bem como do apoio e direcionamento de recursos do CENEX-EV às iniciativas de Extensão Universitária da Escola de Veterinária da UFMG.
Como ferramenta da gestão da extensão na unidade o presente se configura como uma ação que permite maior contato da equipe do CENEX-EV com o público interno, servidores técnico e administrativos e docentes proponentes e estudantes, mas também com o público externo, dada a maior divulgação e publicização das ações de extensão. Ampliando público atingido pela Unidade. Vamos apoiar ações de Extensão Universitária desenvolvidas na Escola de Veterinária da UFMG por meio do auxílio na formalização, resgate da memória da extensão, divulgação, gerenciamento de recursos, além do apoio ao atendimento de aspectos formais e incentivo ao mérito acadêmico das iniciativas.

Atualmente o grupo auxiliou na confecção do site do MULTILAB (https://multilabufmg.wordpress.com/) afim de divulgar os serviços do laboratório. No dia 08/08 foi realizado o design de material impresso para o grupo de estudos em patologia clinica- GEPAC ( caderno ata, placas de tempo e banner). Foi criado um sistema de agendamento digital para o MULTILAB, o sistema foi implementado dentro do site : https://multilabufmg.wordpress.com/. No dia 25/09 foi confeccionado um vídeo para divulgação futura do curso de casco ( as imagens foram gravadas durante o curso realizado em agosto ), o vídeo encontra-se disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=LoRFDBcucOs&t=32s .

Link do projeto no SIEX/UFMG: https://sistemas.ufmg.br/siex/VerResultadosAtingidos.do?id=84766

  • Contatos
    • Telefone
      • (31) 9992-8227

    • E-mail
      • matheusarta@ufmg.br

Outros Projetos de Extensão

Acompanhe a Escola