Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Projeto

Capacitação em tratamento de resíduos sólidos orgânicos, carcaças e racionalização do uso da água na fazenda experimental de Igarapé, e aplicação destes métodos em propr

O projeto é uma ferramenta do programa de Saneamento Ambiental do DMVP e visa instruir atores a contribuírem nas ações de saneamento previsto no Programa da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Igarapé intitulado “Guardião dos Igarapés”, já em andamento naquele município. Nele, as ações visam melhorar a qualidade da agua de rios e córregos da microbacia localizada no município de Igarapé, que contribui na formação de coleções de água do Sistema Rio Manso e Serra Azul, que atendem a Grande Belo Horizonte.

O projeto tem como meta demonstrar e promover ações de manejo de dejetos e de carcaças de animais e racionalização do uso da água e seu reúso, com o propósito de evitar o impacto da produção animal nos corpos d’agua e meio ambiente em propriedades de pequeno e médio porte da região de Igarapé preservando a qualidade dos recursos naturais, não os afetando de forma degradatória.

Todas as ações visam preparar o público alvo para as normas previstas no licenciamento ambiental quanto à classificação e caracterização do porte do empreendimento, avaliando o número de animais e/ou matrizes classificando-o dentro das três etapas obrigatórias do licenciamento: Licença Ambiental Prévia (LAP), Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO).

A apresentação e divulgação das tecnologias para a estabilização da matéria orgânica de efluentes, resíduos e carcaças necessitam ações de extensão de ordem prática para a inserção do público alvo na busca de alternativas para o controle da concentração de compostos nitrogenados previstos na legislação.

A implementação da destinação correta de carcaças e de resíduos sólidos, racionalização do uso da água e reutilização de águas residuárias, irá promover a redução da poluição hídrica nos mananciais.

Objetivos gerais:

O trabalho tem como objetivo geral a divulgação do emprego de composteiras de resíduos sólidos e de carcaças dos animais produzidos na FEHB e difundir estes procedimentos e outros como racionalização e reuso do uso de água nas comunidades rurais de Igarapé.

As ações de monitoria serão voltadas para orientação de proprietários e alunos de cursos nas áreas de meio ambiente e saneamento rural.

Acesse o projeto completo no Siex. 

Coordenador: Prof. Israel José da Silva 

 

Acompanhe a Escola