Oportunizar à comunidade acadêmica desenvolver atividades práticas envolvendo a tecnologia e o processamento de carnes. As ações de extensão desenvolvidas no âmbito da Escola de Veterinária da UFMG são responsáveis por atenderem às exigências das sociedades contemporâneas, ao mesmo tempo em que consistem em uma importante ferramenta de divulgação do conhecimento e da imagem pública de nossa Instituição. As ações de extensão universitárias representam um dos pilares básicos da Universidade, uma vez que perfaz uma extensa gama de ações, que vão desde o atendimento direto à comunidade, prestação de serviços (assessoria e consultoria), realização de eventos, oferta de cursos, estabelecimento de convênios, dentre outros, retribuindo assim à sociedade o investimento realizado na manutenção e aperfeiçoamento da universidade.
Importante destacar que o projeto fará a integração entre ensino, pesquisa e extensão, promovidas pelas atividades propostas neste projeto, já que o conteúdo desenvolvido será fruto do ensino nas disciplinas e pesquisa do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária.
Nossa proposta irá abordar sistemas de conservação de carne fresca; conhecimento de novos produtos com diferentes tecnologias, avaliação e determinação dos melhores sistemas de conservação de carnes in natura e processada. Pretendemos capacitar os alunos, e permitir a integração da teoria com a prática numa ação interdisciplinar envolvendo docentes, discentes, comunidade acadêmica e população em atividades de extensão voltadas para um melhor conhecimento da carne e de seus derivados. Devemos ampliar o conhecimento do processamento de carnes e permitir aos alunos realizarem atividades práticas relacionadas as boas práticas no processamento de carnes, gerenciamento de resíduos, uso de aditivos e conservantes, estocagem e conservação de carnes e uso dos principais equipamentos.