Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Projeto

Apoio a Pecuária Bovina no Contexto da Agricultura Familiar em Itabira-MG

A Agricultura Familiar engloba todas as populações socialmente excluídas do meio rural. No Brasil, a agricultura familiar representa um extrato marginalizado e excluído das políticas de desenvolvimento agrário. Com isso, apesar de representar aproximadamente 73% das propriedades rurais, ocupa apenas 23% da terra, podendo ser considerado seguimento vítima da injusta distribuição fundiária no país.
Apesar da conjuntura desfavorável, este segmento da produção rural produz cerca de 23% do valor bruto da produção, contribuindo com a maior parte do abastecimento do mercado interno do país. Porém, sua importância não se restringe aos aspectos produtivos e econômicos. A agricultura familiar guarda formas de distribuição de renda que faz com que esta seja mais equitativamente distribuída.
Em sua forma de organização, a agricultura familiar se organiza a partir de comunidades. Estas que ao possuírem formações culturais próprias, se articulam de acordo com as condições ambientais e as injunções sociais próprias. Deste modo, a agricultura familiar traz consigo a cultura e os valores locais, justamente estas que se traduzem como a identidade das comunidades rurais e dos próprios municípios.
No município de Itabira-MG a importância da agricultura familiar se faz sentir, uma vez que aproximadamente 75% da mão de obra alocada em atividades agropecuárias atuam em contexto de agricultura familiar. Esses dados confirmam a importância deste setor para a produção agropecuária, mas também para a reprodução da cultura local. Deste modo, o investimento no apoio à agricultura familiar reflete a concepção do meio rural para além da produção agropecuária, entendendo-o como um local de produção e reprodução da cultura e da identidade local.
Dada a sua formação sócio antropológica específica, trabalhos de extensão rural junto a agricultura familiar devem ser dotados de adequações metodológicas. Dentre estas destaca-se a necessidade de tratamento horizontalizado, valorização dos saberes e anseios destes produtores, bem como compreensão das condições ambientais, de mercado e sociais nas quais a produção é realizada. É neste sentido que se propõe o presente projeto, que visa a atenção específica e exclusiva à agricultura familiar, como componente do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Bovina em Itabira-MG”. Com isso, reflete-se a relevância da inclusão da agricultura familiar como público alvo das políticas municipais e o esforço da gestão municipal em incluir esta população, que por muitos anos foi excluída das políticas de desenvolvimento, nas políticas agrárias municipais.
A atenção especial à agricultura familiar se justifica devido a seu menor acesso à informação, a atuação em mercados com maior grau de imperfeições, apresentam questões econômicas e sociais que impactam a produção e a inserção de sua produção no mercado. No escopo do programa, a inserção desta ação se justifica pelo fato da maioria das unidades de produção familiar se dedicarem à produção de bovinos. Neste sentido, propõem-se a atuação do projeto reconhecendo a importância da agricultura familiar para a produção agropecuária do município.
Outro ponto que merece destaque quando se trata da agricultura familiar é a questão da sucessão familiar. Sabe-se que uma questão que a agricultura familiar no Brasil enfrenta diz respeito ao êxodo de jovens, que ocasiona a não sucessão familiar. Situação que gera a desestruturação das comunidades rurais e também afeta os mercados agroalimentares locais. Nesta perspectiva, a busca pela sustentabilidade das atividades, alvo deste projeto junto a produção familiar, visa o alcance da sucessão familiar por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Com isso desenvolvemos trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural de forma contínua para a bovinocultura desenvolvida no contexto da agricultura familiar no município de Itabira-MG.

No dia 23/02/2023 foi realizada visita na propriedade da Beatriz, para o manejo D-10, que consiste na inseminação, realizada em 6 animais.

No dia 23/02/2023 foi realizada visita na propriedade do Alexandre, para o manejo D-10, que consiste na inseminação, realizada em 8 animais.

No dia 23/02/2023 foi realizada visita na propriedade do Tancredo, para o manejo D-10, que consiste na inseminação, realizada em 9 animais.

No dia 21/02/2023 foi realizado o manejo D-8, do Protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), em 8 animais na propriedade do Alexandre.

Link do projeto no SIEX/UFMG: https://sistemas.ufmg.br/siex/VerResultadosAtingidos.do?id=88956

  • Contatos
    • Telefone
      • (31) 9992-8227

    • E-mail
      • matheusarta@ufmg.br

Outros Projetos de Extensão

Acompanhe a Escola