A região da zona da mata mineira é o maior produtor de peixes ornamentais do Brasil, tendo esta atividade como núcleo, o município de Patrocínio do Muriaé. A maioria dos aquicultores ornamentais deste município se especializou na produção de peixe Betta (Betta splendens). Neste quesito os sistemas produtivos estão montados e estabilizados, sendo os mesmos integrados ao mercado.
Pensando nisso, o presente trabalho propõe a realização de um projeto de extensão universitário com as comunidades de produtores de peixe Betta no município de Patrocínio do Muriaé, com a realização de atividades de resgate de informações sobre esta atividade produtiva, em uma metodologia de resgate de saberes camponeses. Propõem-se também a realização de ciclos de debates onde os integrantes do projeto procedem a revisões de literatura de temas demandados pelos produtores e posteriormente, debatem estas informações, como também a coleta de informações para pesquisas que auxiliem a superar questões observadas pelos produtores. E proposto também a realização de discussões envolvendo as condições sociais da produção e comercialização e formas de fortalecimento e criação de entidades associativas entre os produtores e suas comunidades para a superação das barreiras de mercado.
Objetivos gerais:
Desenvolver atividade de divulgação de informações científicas envolvendo a espécie Betta esplendens, recuperar e discutir os conhecimentos sobre a produção desta espécie com os aquicultures, fortalecer as comunidades com o objetivo de melhor inserção no mercado da produção de peixes.
Acesse o projeto completo no Siex.
Coordenadora: Prof. Daniela Chemim de Melo Hoyos
(Registros de uma das reuniões com a comunidade assistida pelo projeto)