Em virtude do acidente ambiental ocorrido no município de Brumadinho (MG), com o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale, e consequente utilização de cães para resgate de vítimas e segmentos de corpos, propõe-se uma avaliação emergencial da saúde desses animais de todo o Brasil utilizados neste tipo de operação. No final do mês de fevereiro de 2019, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , na presença do Dr. Fernando Carbonari solicitou-me a realização de exames toxicológicos (metais tóxicos) dos três animais usados por esta corporação. Foram coletadas amostras sanguíneas e os resultados revelaram níveis de chumbo, alumínio e cobre acima dos limites permitidos.
A permanência destes animais por longos períodos na chamada “zona quente” de Brumadinho, é um dos maiores problemas enfrentados, já que isso predispõe os mesmos à acumulação de metais tóxicos. Diferente dos bombeiros, obviamente, os animais têm um contato mais íntimo com a lama, ingerindo água contaminada com rejeitos, expondo suas mucosas e em alguns raros casos ingerindo pedaços de segmentos humanos. Portanto, é necessária a avaliação constante dos animais visando a detecção de diferentes contaminantes e acompanhamento o estado de saúde dos mesmos. Até a presente data, tivemos acesso aos resultados de 11 cães de diferentes procedências ( Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) que foram utilizados no resgate do acidente causado pela Mineradora Vale (Brumadinho). Atualmente, os animais apresentam valores de alumínio, bário, chumbo, cobre, ferro, manganês e mercúrio acima dos limites permitidos.
Como os cães possuem um alto valor profissional na atividade de busca de diferentes vítimas por todo o país e em diferentes acidentes, a monitoração destes animais se torna necessária e urgente. Diante deste contexto, a Mineradora Vale S.A. entrou em contato solicitando consultoria, assessoria e assistência técnica por meio de laudos interpretativos de todos os cães do Brasil utilizados no resgate do acidente ocorrido em Brumadinho (MG) em 2019.
Objetivos gerais:
Oferecer consultoria, assessoria e realização de laudos toxicológicos dos cães utilizados no regaste após o rompimento da barragem da Mineradora Vale em Brumadinho.
Acesse o projeto completo no Siex.
Coordenadora: Marília Martins Melo