Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Projeto

Acompanhamento toxicológico emergencial de cães utilizados no resgate de vitimas após rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG)

Em virtude do acidente ambiental ocorrido no município de Brumadinho (MG), com o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale, e consequente utilização de cães para resgate de vítimas e segmentos de corpos, propõe-se uma avaliação emergencial da saúde desses animais de todo o Brasil utilizados neste tipo de operação. No final do mês de fevereiro de 2019, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , na presença do Dr. Fernando Carbonari solicitou-me a realização de exames toxicológicos (metais tóxicos) dos três animais usados por esta corporação. Foram coletadas amostras sanguíneas e os resultados revelaram níveis de chumbo, alumínio e cobre acima dos limites permitidos. 

A permanência destes animais por longos períodos na chamada “zona quente” de Brumadinho, é um dos maiores problemas enfrentados, já que isso predispõe os mesmos à acumulação de metais tóxicos. Diferente dos bombeiros, obviamente, os animais têm um contato mais íntimo com a lama, ingerindo água contaminada com rejeitos, expondo suas mucosas e em alguns raros casos ingerindo pedaços de segmentos humanos. Portanto, é necessária a avaliação constante dos animais visando a detecção de diferentes contaminantes e acompanhamento o estado de saúde dos mesmos. Até a presente data, tivemos acesso aos resultados de 11 cães de diferentes procedências ( Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) que foram utilizados no resgate do acidente causado pela Mineradora Vale (Brumadinho). Atualmente, os animais apresentam valores de alumínio, bário, chumbo, cobre, ferro, manganês e mercúrio acima dos limites permitidos.

Como os cães possuem um alto valor profissional na atividade de busca de diferentes vítimas por todo o país e em diferentes acidentes, a monitoração destes animais se torna necessária e urgente. Diante deste contexto, a Mineradora Vale S.A. entrou em contato solicitando consultoria, assessoria e assistência técnica por meio de laudos interpretativos de todos os cães do Brasil utilizados no resgate do acidente ocorrido em Brumadinho (MG) em 2019.

Objetivos gerais:

Oferecer consultoria, assessoria e realização de laudos toxicológicos dos cães utilizados no regaste após o rompimento da barragem da Mineradora Vale em Brumadinho.

Acesse o projeto completo no Siex. 

Coordenadora: Marília Martins Melo  

Acompanhe a Escola