Considerando-se que a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, chamada de nova Pnater, e a constituição promulgada em 1988 e em vigor garantem assistência técnica gratuita e de qualidade ao agricultor familiar. O departamento de zootecnia criou o presente projeto de extensão universitária que visa integrar os alunos ao meio rural e disponibilizar assistência a produtores de leite, representantes da agricultura famílias, nos municípios de Pompéu e Felixlândia, cidades situadas na região oeste do estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais .
Este projeto visa então favorecer o crescimento da agricultura familiar regional que não tem sido adequadamente considerada nessa região desde o Golpe Militar de 1964 e que não se beneficiou das benesses da Modernização da Agricultura brasileira. Com ações de treinamento de alunos de graduação e de pós-graduação nas áreas de bovinocultura de leite nos referidos municípios, com o auxilio aos serviços de Extensão Rural oficial local, que não possui equipe multidisciplinar como determina a Nova PNATER.
Propõe-se também ações de capacitação dos produtores familiares na busca da autonomia, conquista de mercados e respeito ao meio ambiente pelo desenvolvimento de atividades de gestão, acompanhamento da produção, reforma de pastagens para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, proteção e manutenção de nascentes e mananciais de água.
Todas as ações terão caráter inclusivo respeitando-se aspectos de gênero, geração, raça, etnia e sustentabilidade. Propõe-se, também ações de forma democrática, participativa e inclusiva respeitando-se as demandas específicas de cada família.
Objetivos gerais:
Contribuir para o desenvolvimento da bovinocultura de leite local com a integração de alunos de graduação ao meio rural e fornecimento de treinamento de campo para os estudantes de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária da UFMG.
Acesse o projeto completo do Siex.
Coordenador: Lucio Carlos Gonçalves