Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Projeto

Ações com animais para a promoção de saúde única em São João das missões em aldeias indígenas Xakriabás

O povo Xakriabá se encontra na região Norte do estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , próximo ao Rio São Francisco. A região possui o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Minas, 0,529, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. É um povo que enfrenta longas lutas para demarcação de suas terras, desde a colonização do Brasil. Atualmente, contam com um terço do total da sua área original que abriga no total mais de 11 mil indígenas.
Em relação à Assistência veterinária para cães e gatos e o controle de zoonoses no município, constatou-se que não existe Médico Veterinário compondo a equipe de saúde no município. Foi realizado um inquérito canino sobre a Leishmaniose Visceral Canina, nos anos de 2017 e 2018, para medir a prevalência da doença, no qual foram testadas 457 amostras, com um percentual de 61% (266 amostras) de positividade, confirmadas pelo exame de ELISA. Com relação aos casos humanos, foi verificado que o município de São João das Missões e as aldeias tiveram 56 casos notificados de Leishmaniose Humana no mesmo período. Entretanto, nada foi feito como medida de controle e prevenção da doença, faltam estruturas e insumos, além de profissionais capacitados para atuar nos procedimentos de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Ademais, a logística para entrada na terra indígena Xakriabá e a falta de estrutura para isolamento de cães positivos, enquanto aguardam o resultado confirmatório do exame ELISA, contribuem para o aumento de casos humanos e animais.
A partir da contextualização, determina-se a necessidade de realizar uma intervenção para promover saúde no território, com enfoque no controle da leishmaniose, educação em saúde e capacitação de profissionais. A falta de saneamento básico, as condições de moradia, a falta de comida, dentre outros problemas que os Xakriabás enfrentam, além das consequências da pandemia, sugerem que é necessária a execução de programas de assistência não só as pessoas, mas também aos animais e ao ambiente dessas comunidades. Devido à crise econômica que o município enfrenta é vital importância de busca de parcerias e recursos na execução dessas ações. O objetivo geral do trabalho é possibilitar a troca de saberes a partir das práticas integradas em educação humanitária e avaliar o comportamento e saúde de animais domésticos e os impactos da distribuição destes animais no comportamento de animais silvestres de vida livre em aldeias indígenas Xakriabás, localizadas no Norte do estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais .

  • Contatos
    • Telefone
      • (31) 9970-4656

    • E-mail
      • camilasfo@ufmg.br

  • Projeto
    • Em atividade
      • Sim

    • Equipe do Projeto
      • Coordenador: CAMILA STEFANIE FONSECA DE OLIVEIRA

        Co-coordenador: DANIELLE FERREIRA DE MAGALHAES SOARES

        Co-coordenador: LUCAS BELCHIOR SOUZA DE OLIVEIRA

        Co-coordenador: ANA LIZ FERREIRA BASTOS

        Co-coordenador: BRUNO DIVINO ROCHA

        Colaborador: BRENO OLIVEIRA LIMA RAMOS

        Colaborador: ERICA LORENZA MARTINS ARAUJO

        Colaborador: GABRIELA FERREIRA FELIX

        Colaborador: GIOVANNA DE MELO INACIO

        Colaborador: ISABELLA CRISTINA SOUZA FELIX

        Colaborador: LORENA DINIZ MACEDO SILVA

        Colaborador: LUANA CLARICE DAS NEVES

        Colaborador: MARCELO PIRES NOGUEIRA DE CARVALHO

        Colaborador: MARIA LUIZA DA CUNHA CABRAL

        Colaborador: RAQUEL DE ABREU PEREIRA

        Colaborador: STEFÂNIA DOS SANTOS GAZZINELLI

        Colaborador: WERIK DOS SANTOS BARRADO

        Colaborador: YARA DE FREITAS OLIVEIRA

        Colaborador: FERNANDO MARIA MAGALHÃES

Outros Projetos de Extensão

Acompanhe a Escola