O projeto de extensão “Ação para Desenvolvimento de Comunidades de Agricultura Familiar no Município de Pompéu-MG” tem por objetivo trabalhar questões relativas ao associativismo e a participação em comunidades de agricultura familiar no Município de Pompéu-MG.
As atividades em desenvolvimento foram viabilizadas entre a Escola de Veterinária, a Prefeitura de Pompéu e a EMATER. Essa ação é realizada em conjunto com os representantes das organizações dos agricultores e das comunidades rurais.
Uma das propostas do projeto consiste em desenvolver ações coletivas que resultem na conscientização de todos os envolvidos, na organização e na mobilização comunitária, na autonomia e na capacitação dos grupos organizados para discutir e resolver seus próprios problemas. As ações são desenvolvidas em três ambientes distintos: na Escola de Veterinária, por meio de discussões, reflexões conjuntas, interpretações de literaturas e análise dos dados obtidos por professores, alunos de graduação e pós-graduação; em reuniões com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); e nas comunidades rurais.
O projeto é utilizado como laboratório prático nas disciplinas de Extensão Rural e Extensão em Aquacultura, o que permite aos alunos um maior contato com a realidade dos produtores no meio rural, favorecendo a problematização dessa realidade e a aplicação da política extensionista estabelecida na universidade.
Os dados obtidos nas pesquisas são sempre analisados em conjunto com as comunidades que fazem parte deste trabalho. Estes dados obtidos no decorrer do projeto são apresentados às comunidades que são chamadas para discuti-los, problematizá-los e propor solução e forma de ação para a superação dos possíveis impasses.
Acesse o projeto completo no Siex.
Coordenador: Prof. Matheus Anchieta Ramirez
Acesse o Instagram do projeto: @Ufmgeaf
Confira alguns registros do projeto: