Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40

Vivência Curricular

PRAZOS DE INSCRIÇÃO:

Vivência de período de férias:  20/11/23 a 02/12/23

Vivência de período letivo:  19/02/24 a 09/03/24 (Clique aqui)

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES FORA DO PRAZO.

 

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DE VIVÊNCIA CURRICULAR

Vivência de período de férias: 15/12/23 (Clique aqui)

Vivência de período letivo: 18/03/24 (Clique aqui)

 

 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA VIVÊNCIA CURRICULAR:

Vivência de período de férias: 08/01/24 a 01/03/24

Vivência de período letivo: 19/03/24 a 05/07/24

 

PRAZO PARA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO FINAL DA VIVÊNCIA CURRICULAR:

Link para preenchimento do formulário de envio de documentos: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6yKtcDoNKQ8XMIx4TMz3MPAdnCSKNbF-JbcNKVDAbMVuI2Q/viewform?usp=sf_link

Vivência de Período Letivo de 2023-2: 31/01/2024

Vivência de período de férias de 2024-1: 05/02/2024 até 15/03/2024

Vivência de período letivo de 2024-1: 22/04/2024 até 19/07/2024

NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ENVIADOS FORA DO PRAZO. 

NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS SEM ASSINATURAS

NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ILEGÍVEIS

 

A Vivência Curricular é regulamentada como uma Atividade Acadêmica Optativa para alunos da UFMG dos Cursos de Medicina Veterinária e Aquacultura.

A Vivência Curricular pode ser realizada na EV-UFMG ou em qualquer outra unidade da UFMG. NÃO É POSSÍVEL REALIZAR A VIVÊNCIA CURRICULAR FORA DA UFMG.

A cada semestre, o estudante pode se matricular para realizar a Vivência Curricular durante o período letivo ou no período de férias, desde que não haja prejuízo às suas atividades acadêmicas determinadas pela matriz curricular e plano de estudos do Curso.

É permitido ao aluno realizar a Vivência em até 02 (duas) áreas de conhecimento distintas. Deverá ser preenchido uma solicitação para cada área desejada. 

A carga horária exigida para realização da Vivência Curricular é de no mínimo quarenta e cinco (45) horas e máximo, de duzentas e vinte e cinco (225) horas. 

A Vivência Curricular realizada em período letivo deve ter a carga horária máxima de seis (06) horas/dia (30 horas semanais e com intervalo de almoço).

A Vivência Curricular realizada em período de férias escolares deve ter carga horária máxima de (08) horas/dia (40 horas semanais e com intervalo de almoço).

 

PARA SOLICITAÇÃO DA VIVÊNCIA CURRICULAR: 

  1. O estudante deverá entrar em contato com o professor orientador da área pretendida para a vivência (por e-mail ou presencialmente). O professor orientador poderá indicar um supervisor para auxiliar durante a vivência curricular, porém é opcional.
  2. Preencher o Requerimento de solicitação de Vivência curricular com a devida assinatura do orientador, do aluno e do supervisor (se indicado). (clique aqui)
  3. O estudante deverá preencher a Ficha de inscrição de vivência e anexar o requerimento devidamente preenchido e assinado (exclusivamente em formato pdf). (clique aqui)

 

DURANTE A VIVÊNCIA CURRICULAR: 

  1. O aluno deverá levar para o Campo da Vivência Curricular o Atestado de Frequência de forma a registrar diariamente sua presença  (clique aqui)
  2. As normas de vestimentas do Hospital Veterinário EV-UFMG para viventes são:
    • roupas brancas e jaleco branco, crocs ou sapato/tênis branco. 
    • Para a área de Clínica de Equinos: roupa e jaleco brancos ou macacão (cinza/azul/marron) e botas de borracha.
    • Para a área de Clínica de Ruminantes : macacão (cinza/marron) e bota de borracha.
  3. CONFECÇÃO DE CRACHÁ: Os alunos selecionados para Vivência Curricular no Hospital Veterinário deverão levar o crachá devidamente preenchido e impresso (preto e branco), e procurar por Elisete ou Creide para o recebimento de porta crachá(clique aqui)

 

PARA A FINALIZAÇÃO DA VIVÊNCIA CURRICULAR: 

  1. Entrega da Ficha de Avaliação devidamente preenchida e assinada pelo orientador e supervisor (se indicado) (clique aqui). NÃO SERÁ ACEITO DOCUMENTO FOTOGRAFADO, APENAS PDF ORIGINAL OU ESCANEADO.
  2. Atestado de frequência devidamente assinado pelo aluno, pelo orientador e supervisor (se indicado).  O preenchimento deverá ser OBRIGATORIAMENTE DIGITAL, estar em formato pdf (original) ou escaneado. NÃO SERÃO ACEITOS PREENCHIMENTO MANUAL E DOCUMENTO FOTOGRAFADO.

 

Após o término da Vivência Curricular, o aluno deverá enviar os documentos preenchidos e assinados por meio do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6yKtcDoNKQ8XMIx4TMz3MPAdnCSKNbF-JbcNKVDAbMVuI2Q/viewform?usp=sf_link:

Para fins de integralização da carga horária, será computado o total de um (01) crédito por atividade desenvolvida e concluída com aprovação mínima de 60 pontos, e entrega dos documentos exigidos de finalização da vivência.

 

Declaração de realização de Vivência Curricular

A declaração de Vivência Curricular será confeccionada via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e enviado por e-mail até 30 dias após a entrega dos documentos de finalização. Fique atento a caixa de entrada e spam, o endereço que aparecerá será: “UFMG/E-mail da unidade VETERINÁRIA-CET”

 

OBSERVAÇÃO: 

 Termo de cancelamento/encerramento de Vivência Curricular (clique aqui)

Notícias da Central de Estágios

Fique de Olho

Acompanhe a Escola