Procedimentos para coleta na Escola de Veterinária:
A fim de seguir as orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12305/2010), recomendamos que as embalagens vazias de resíduos químicos (de vidro ou de plástico) sejam preferencialmente reutilizadas para reenvase de resíduos, desde que os mesmos sejam compatíveis com a classe de risco do produto original da embalagem. Neste caso, as etiquetas de identificação dos resíduos devem ser afixadas por cima do rótulo original da embalagem, ou o rótulo original deve ser removido, para evitar confundimento.
Caso não seja possível reutilizar para acondicionamento de resíduos, os vidros de embalagens de produtos químicos devem ser manejados conforme descrito em protocolo disponível neste link. Quando se tratarem de químicos agudamente tóxicos ou reativos, ou de menor periculosidade, os recipientes vazios, sejam de vidro ou de plástico, devem ser acondicionados sem prévia lavagem, etiquetados (modelo etiqueta aqui) e encaminhados à Gerência Ambiental e de Biossegurança, mediante agendamento. As embalagens vazias têm que ser inventariadas separadamente dos demais resíduos químicos pelos geradores. Nos inventários de resíduos químicos de cada laboratório foram criadas abas específicas para as embalagens vazias. Atualmente estas embalagens vazias de produtos perigosos estão sendo armazenadas em abrigo e destinadas ao aterro sanitário.
As embalagens de vidro de produtos químicos sem periculosidade devem ser lavadas, seus rótulos e tampas removidos, e acondicionadas em caixas, para destinação à reciclagem. Também são recebidos para reciclagem vidros e vidrarias de laboratório, inteiros ou quebrados, limpos e devidamente acondicionados em caixas para evitar acidentes. Estes devem ser encaminhados diretamente à Gerência Ambiental e de Biossegurança, mediante agendamento.
Os vidros recicláveis são coletados e encaminhados através do Departamento de Gestão Ambiental para a empresa especializada ou associações de catadores. Os vidros de produtos químicos perigosos são encaminhados para incineração, juntamente com os demais resíduos químicos.