Passo a passo para a solicitação do Estágio Curricular Obrigatório em Instituição/Empresa:
- Verificar neste link a relação de protocolos e convênios de estágios já firmados pela Escola de Veterinária e Pró-Reitoria de Graduação/UFMG. (ATENÇÃO: Não existindo o Protocolo de Estágio passe para o 2º passo. Existindo o Protocolo de estágio passe para os 3º, 4º, 5º e 6º passos.)
- Após o preenchimento do Protocolo, deve-se solicitar à instituição/empresa cedente do Estágio (campo de estágio): a) Assinatura sobre carimbo com nome e cargo do responsável Jurídico pela Instituição/Empresa; b) Carimbo com o CNPJ, nome da instituição/empresa e endereço completo.
- Entregar/enviar a documentação assinada a Central de Estágios (endereço abaixo) para a apreciação e assinatura sobre carimbo do Diretor da EV/UFMG (Interveniente). Após homologação do Protocolo, o Estudante receberá da Central de Estágios uma das vias que deve ser entregue à Instituição cedente do Estágio (campo de Estágio).
- Central de Estágios VET/UFMG – Escola de Veterinária
Caixa Postal 567 – CEP 30161-970
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Campus UFMG/Pampulha
CEP: 30.161-970
Belo Horizonte/MG - É de Responsabilidade da Instituição/Empresa que receberá o estudante para o Estágio Não Obrigatório ter ciência das obrigatoriedades mediante ao acolhimento de um estagiário em suas dependências quanto a definição, classificação e relações de estágio, conforme estabelecido na lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.
- Preencher devidamente em três (03) vias originais o Termo de Compromisso. Depois, solicitar à instituição/empresa cedente do estágio (campo de estágio): a) Assinatura e carimbo com nome e cargo do responsável Jurídico pela Instituição/Empresa; b) Carimbo com os dados do CNPJ, nome da instituição/empresa, e endereço completo.
- Entregar/ enviar a documentação assinada à Central de Estágio para apreciação e assinatura da Coordenação do Colegiado de Coordenação Didático do Curso de Medicina Veterinária/UFMG (Interveniente).
- Preencher em uma (01) via original o Plano de Atividades. Depois de devidamente preenchido, o estudante deverá colher as assinatura do Orientador e Supervisor do estágio sobre carimbos, para validá-lo.
- Entregar, na Central de Estágios, as três (03) vias do Termo de Compromisso e uma (01) via do Plano de Atividades, devidamente assinados, para apreciação e assinatura e carimbo da Coordenação do Colegiado de Graduação/Coordenação da Central de Estágios – VET/UFMG.
Passo a passo para a conclusão do Estágio Curricular Obrigatório em Instituição/Empresa:
- Documentação exigida para Conclusão do Estágio em Aquacultura – A conclusão do Estágio será reconhecida quando o estudante entregar uma (01) via de cada dos seguintes documentos:
- Relatório Final do Estágio: deve entregue pelo estudante ao Orientador e ao Supervisor para apreciação. Somente com as assinaturas e carimbos será validado.
- Ficha de Avaliação do Estágio: deve ser entregue pelo estudante ao Supervisor para preenchimento. Somente com as assinaturas será validada.
- Atestado de Frequência: deve ser preenchido a cada dia de frequência no o estágio e, no final, o estudante deverá conter as assinaturas e carimbos do Orientador e do Supervisor para validá-lo.
- Documentação exigida para Conclusão do Estágio em Medicina Veterinária – A conclusão do Estágio será reconhecida quando o estudante entregar uma (01) via de cada dos seguintes documentos:
- Atestado de Frequência
- Ficha de Avaliação do Supervisor
- Ficha de Avaliação do Orientador
- Relatório Parcial – as orientações para fazer o relatório parcial estão no Caderno de Normas do Estágio Supervisionado
- Relatório Final – as orientações para fazer o relatório final estão no Caderno de Normas do Estágio Supervisionado
- Indicação da Comissão de Avaliação Final do Estágio Supervisionado
- Ficha de Avaliação Individual dos Membros da Comissão de Estágio
- Ficha de Avaliação Final do Estágio Supervisionado
Observações Importantes: A Central de Estágio somente receberá a documentação de conclusão do estágio se estiver devidamente preenchida. O relatório final, a ficha de avaliação e o atestado de frequência serão validados com as assinaturas e carimbos do Orientador e pelo Supervisor.
De posse dessa documentação será providenciado o lançamento da nota no histórico escolar e a confecção do certificado de estágio, que será entregue em período determinado. A seguir, essas vias do Termo de Compromisso devem ser entregues na Central de Estágios, para apreciação e assinatura da Coordenadora da Central de Estágios – EV/UFMG.
É de responsabilidades do estudante:
- Entrar em contato com um professor efetivo da Escola de Veterinária/UFMG e indicá-lo seu Orientador e, sendo necessário, também indicar o Supervisor do estágio.
- Preencher o Plano de Estágio com o Supervisor (Campo de Estágio) e coletar as assinaturas e carimbos do Orientador e do Supervisor. O mesmo deve ser entregue à Central de estágios em até 20 dias após o início do estágio.
- Seguir o modelo de roteiro disponibilizado para o Relatório Final de Estágio. O Estudante é responsável por colher as assinaturas e carimbos do Orientador e do Supervisor para validá-lo.
- Preencher, a cada dia do estágio, o Atestado de Frequência. No Final do Estágio, o estudante é responsável por colher as assinaturas e carimbos do Orientador e do Supervisor para validá-lo.
- Entregar ao Supervisor de Estágio a Ficha de Avaliação para que seja preenchida. O estudante deverá colher às assinaturas e carimbos do Orientador e do Supervisor para validá-la.