Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40

Serviço Social

O trabalho do Assistente Social no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária da UFMG visa atender à demanda recorrente que se apresenta em relação à condição socioeconômica dos tutores dos animais e a ausência de política pública de saúde para tratamento animal, gerando impacto no acesso e continuidade do tratamento veterinário na Instituição.
Atento a estas questões, e devido as constantes solicitações de atendimentos de tutores que buscam por uma forma mais acessível de pagamento de suas despesas, principalmente daqueles que chegam com seus animais em caráter emergencial para procedimentos cirúrgicos, internação, consultas de emergência, dentre outros e não têm condições de acessar outros serviços particulares, o HV tem oferecido atendimento pelo Serviço Social desde o mês de outubro de 2018.
O objetivo principal do trabalho é promover o acesso da população que apresenta condição socioeconômica desfavorável aos serviços do Hospital Veterinário da UFMG. E tem como objetivos específicos: realizar estudos socioeconômicos; emitir pareceres sociais; construir o perfil dos usuários atendidos pelo Serviço Social no Hospital Veterinário da UFMG e dentre outros.

Como é o atendimento do Serviço Social?
O atendimento oferecido pelo Serviço Social do HV-UFMG é realizado pelo assistente social através de entrevista presencial, análise socioeconômica, análise financeira da conta e acordo quanto a forma de pagamento. Terão acesso ao atendimento os tutores em condição de vulnerabilidade social e econômica, e que tem o seguinte perfil: Possuir renda familiar de até 3 salários mínimos, ou estar inscrito no cadastro Único de beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal – CADúnico, ou estar desempregado.

Como ter acesso ao atendimento do Serviço Social?
É necessário que o tutor passe pela consulta médico veterinária, receba as orientações quanto ao tratamento do paciente e seja encaminhado para fazer as verificações de orçamento e pagamento pela tesouraria e somente após este trâmite será encaminhado ao atendimento do Serviço Social.
Após ser encaminhado, o assistente social realizará a entrevista com o tutor, receberá a documentação pertinente, procederá à análise da condição socioeconômica e verificação das possibilidades de concessão de descontos e a forma de pagamento.

Quais são os documentos necessários?
Durante a entrevista com o assistente social deverão ser apresentados um dos seguintes documentos: Folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); carteira de trabalho; termo de rescisão contratual; comprovante de benefício social ou contracheque atualizado do grupo familiar.

Atendimento do Serviço Social

O telefone de atendimento do Serviço Social é 3409-2275.

Os horários são:

  • 2ª feira das 14:00 as 18:00
  • 3ª feira das 08:00 as 15:30
  • 4ª feira das 08:00 as 15:30
  • 5ª feira das 11:00 as 18:00
  • 6ª feira das 08:00 as 12:00

Notícias do Hospital

Fique de Olho

Projetos do Hospital

O projeto é uma parceria da UFMG com o Ministério da Educação (MEC). Baseia-se na educação e conscientização da comunidade acerca de temas como guarda responsável e controle populacional de cães e gatos, buscando-se inclusive a conscientização da comunidade sobre o não abandono de animais.

O “Programa de castração e auxílio no controle populacional de cães e gatos de população com posição socioeconômica carente” é uma parceria da UFMG com o Ministério da Educação (MEC). Baseia-se na educação e conscientização da comunidade acerca de temas como guarda responsável e controle populacional de cães e gatos, buscando-se inclusive a conscientização da comunidade sobre o não abandono de animais.

O projeto reúne trabalhos de várias unidades da UFMG para oferecer, através de diversos programas e ações, apoio aos carroceiros do município. Além da Escola de Veterinária, estão envolvidos profissionais e estudantes da área social, médica e de políticas públicas.

O Projeto Castração é uma parceria da UFMG com o Ministério da Educação (MEC). É um Programa de extensão e está em execução no Hospital Veterinário, Escola de Veterinária/UFMG com envolvimento da comunidade externa e do segmento acadêmico. Baseia-se na educação e conscientização da comunidade acerca de temas como guarda

O Projeto Correção Ambiental e Reciclagem com Carroceiros de BH – Projeto Carroceiro, iniciou em 1997 em um Programa de Reciclagem, tendo como parceiro a SLU/PBH. A Escola de Veterinária (EV) e a FAFICH, em parceria com a SLU-PBH iniciaram um programa de mobilização social e conscientização dos carroceiros de

Acompanhe a Escola