O trabalho do Assistente Social no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária da UFMG visa atender à demanda recorrente que se apresenta em relação à condição socioeconômica dos tutores dos animais e a ausência de política pública de saúde para tratamento animal, gerando impacto no acesso e continuidade do tratamento veterinário na Instituição.
Atento a estas questões, e devido as constantes solicitações de atendimentos de tutores que buscam por uma forma mais acessível de pagamento de suas despesas, principalmente daqueles que chegam com seus animais em caráter emergencial para procedimentos cirúrgicos, internação, consultas de emergência, dentre outros e não têm condições de acessar outros serviços particulares, o HV tem oferecido atendimento pelo Serviço Social desde o mês de outubro de 2018.
Como é o atendimento do Serviço Social?
O atendimento oferecido pelo Serviço Social do HV-UFMG é realizado pelo assistente social através de entrevista presencial, análise socioeconômica, análise financeira da conta e acordo quanto a forma de pagamento. Terão acesso ao atendimento os tutores em condição de vulnerabilidade social e econômica, e que tem o seguinte perfil: Possuir renda familiar de até 3 salários mínimos, ou estar inscrito no cadastro Único de beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal – CADúnico, ou estar desempregado.
Como ter acesso ao atendimento do Serviço Social?
É necessário que o tutor passe pela consulta médico veterinária, receba as orientações quanto ao tratamento do paciente e seja encaminhado para fazer as verificações de orçamento e pagamento pela tesouraria e somente após este trâmite será encaminhado ao atendimento do Serviço Social.
Após ser encaminhado, o assistente social realizará a entrevista com o tutor, receberá a documentação pertinente, procederá à análise da condição socioeconômica e verificação das possibilidades de concessão de descontos e a forma de pagamento.
Quais são os documentos necessários?
Durante a entrevista com o assistente social deverão ser apresentados um dos seguintes documentos: Folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); carteira de trabalho; termo de rescisão contratual; comprovante de benefício social ou contracheque atualizado do grupo familiar.
Horário de atendimento do Serviço Social
O ramal de atendimento do Serviço Social é 3409-2275 (por este número podem ser enviadas mensagem pelo WattsApp, mas não se consegue atender ligações via aplicativo, ligações somente no ramal)
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira nos seguintes horários:
2ª feira das 14:00 as 18:00 hs
3ª feira das 08:00 as 15:00 hs
4ª feira das 08:00 as 15:00 hs
5ª feira das 08:00 as 15:30 hs
6ª feira das 08:00 as 12:30 hs